Marajó: Muaná recebe os serviços do projeto ‘Saúde Por Todo o Pará’

18/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Equipe multiprofissional realizou 882 atendimentos em Muaná

Depois de passar por Ponta de Pedras e Soure, a equipe do projeto “Saúde Por Todo o Pará” (região Marajó) chegou a Muaná, mais conhecida como a terra do camarão. A equipe, composta por 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e pessoal de apoio, realizou 882 atendimentos, entre consultas (115) emissão de passe livre (30), entrega de 100 kits de higiene bucal, além da entrega de 10 cadeiras de rodas à Pessoas com Deficiência (PcD).

A ação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Paula Franssinete, e contou com a presença da primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho. Uma outra equipe do projeto realizou atendimentos no município de Salvaterra.

No total, são 100 profissionais da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que vão percorrer 15 municípios do arquipélago, até o dia 30 de agosto. Amanhã (19), os municípios de São Sebastião da Boa Vista e Cachoeira do Arari serão os próximos a receberem os serviços de saúde da ação itinerante.

O coordenador da expedição Marajó, David Aires, fez uma balanço da ação itinerante de Muaná. “Atendemos uma demanda grande de pessoas e isso mostra que estamos no caminho certo, nosso objetivo é atender o maior número possível de pessoas, em todos os municípios em que a ação ocorrer”, disse.

Iracy Tupinambá (Sespa), o prefeito Ed

O prefeito de Muaná, Eder Azevedo Magalhães, o Biri, participou participou da ação e disse que a população do Marajó precisa de serviços diferenciados de saúde, e que o projeto está cumprindo este papel.

“Sabemos das dificuldades que o povo marajoara enfrenta para receber serviços de saúde na capital, então quando uma ação como esta vem até o município, é motivo de muita alegria. O Governo do Estado está de parabéns pela iniciativa e, neste caso, colocamos alguns profissionais da prefeitura para apoiar a equipe da Sespa que está na cidade”, pontuou.

O projeto prioritário de Governo ‘Pacto pela Redução da Mortalidade Materna’ no Estado do Pará, leva em consideração o aumento no número de óbitos maternos na região do Marajó e que a pandemia do Covid-19 gerou impactos negativo no perfil epidemiológico dos municípios que compõem a região.

A equipe multiprofissional oferece serviços exclusivos e diferenciados para atender mães e crianças do arquipélago que necessitam de serviços de saúde, sendo mais uma estratégia do governo estadual para ampliar o acesso da população paraense à serviços de qualidade.

A primeira-dama Daniela Barbalho é madrinha do projeto

A primeira-dama Daniela Barbalho também visitou o espaço onde ocorreu a ação e reforçou a importância do projeto “Saúde Por Todo o Pará”. “O Objetivo é um só: é levar serviços de qualidade por todo o Pará e, com isso, reduzir o número de mortalidade infantil”, salientou.

Durante as ações, uma equipe do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) avalia se há malformações em crianças e se observada a necessidade, será encaminhada à avaliação da cirurgia ortopédica do CIIR.

O projeto começou na terça-feira (17) e deve seguir até o dia 2 de setembro, visitando os municípios de Cachoeira do Arari, Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista, Afuá, Chaves, Soure, Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

A munícipe Nazaré Diniz, 26 anos, moradora do centro da cidade, conseguiu que seu filho, de 4 meses, realizasse alguns exames durante a ação. “Ele precisava fazer alguns exames há uns dois meses, e não conseguia. Mas, hoje, tudo mudou. Consegui, inclusive, atendimento referenciado para ele possa realizar uma cirurgia. Agradeço ao governo do Estado, que mandou esta ação para o que município. Eu só tenho a agradecer”, contou emocionada.

A aposentada Talcila Barata, de 65 anos, tomou a vacina da Influenza H1N1 e saiu satisfeita com o atendimento que recebeu. “Fui muito bem atendida, do início ao fim. A equipe está de parabéns pela acolhida e pelo atendimento humanizado. Além disso, fui atendida em tempo recorde. Parabéns Governo do Estado pelo excelente serviço prestado aqui no município de Muaná”, comentou.

Texto: Rodrigo Reis/PC
Fotos: Rodrigo Pinheiro/Ag. Pará