Moradores do distrito de Quatro Bocas recebem a Poli Itinerante na quinta-feira (03)

02/02/2022 Off Por Roberta Vilanova

A equipe multiprofissional faz a triagem e encaminha as pessoas para as consultas

A Policlínica Itinerante continua a ação voltada ao nordeste paraense. Nesta quinta-feira (03), o serviço oferecido pelo Governo do Pará chega ao distrito de Quatro Bocas, no município de Tomé-Açu, das 08 às 16 h, na Escola Municipal Dr. Fernando Guilhon, na Avenida Saburo China, 2602, no bairro Novo. Realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o projeto visa levar assistência médica a pessoas com sintomas gripais e a casos leves e moderados de Covid-19.

Além das orientações médicas, a Policlínica Itinerante oferece testagem à população. “O governo se empenha para garantir uma assistência à saúde que transcende a prática curativa, como também acolhe a população de forma integral. Desta maneira, vem criando diversas estratégias para atender de maneira igualitária a todos os paraenses, em todas as regiões do Estado, cumprindo a nossa missão de levar atendimento de excelência e qualidade”, destacou Romulo Rodovalho, secretário de Estado de Saúde Pública.

A ação também reforça as estratégias do governo no combate à pandemia de Covid-19, que está em sua terceira onda no Estado. Tomé-Açu é o nono município a receber a ação neste ano. Quase 06 mil pessoas já foram atendidas na ação. Na sede municipal de Tomé-Açu, nesta quarta-feira (2), foram atendidas 313 pessoas.

No município de Concórdia do Pará, na mesma região, 468 pessoas receberam atendimento em apenas um dia. Já em Bujaru, foram 366 pessoas atendidas. No município de Colares, a equipe levou serviços a 337 pessoas.

A testagem para diagnóstico de Covid-19 é oferecida às pessoas que procuram a Poli itinerante

Média de 300 atendimentos – A diretora da Policlínica Metropolitana, Liliam Gomes, responsável por uma das frentes da Poli Itinerante, reforçou que o projeto se soma aos esforços com as prefeituras para levar assistência de qualidade a todos os paraenses. “Este ano, retomamos a ação do governo no dia 19 de janeiro. Em cada município que percorremos, temos, em média, 300 atendimentos. A população é testada e orientada pelos profissionais de saúde ao isolamento domiciliar, se houver necessidade. A estratégia vem ajudar os municípios a desafogar as filas de atendimentos, com um significante número de usuários acolhidos em um ou dois dias”, explicou a gestora.

Para receber a assistência é preciso levar apenas um documento de identificação oficial com foto e o comprovante de residência para fazer o cadastro. Ainda nesta semana, a ação vai percorrer o município de Acará, na sexta-feira (04). Para quem estiver com os sintomas mais severos da doença, como falta de ar, dor no peito, febre alta e arritmias, a recomendação é procurar imediatamente atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e prontos socorros municipais.

Serviço: Serviços da Policlínica Itinerante no distrito de Quatro Bocas, no município de Tomé-Açu. Data: 03 de fevereiro – quinta-feira, das 08 às 16 h, na Escola Municipal Dr. Fernando Guilhon, na Avenida Saburo China, 2602, no bairro Novo.

Texto: Roberta Paraense/Policlínica