Pará recebe mais de 86 mil doses de vacina contra Covid-19

02/02/2022 Off Por Roberta Vilanova

A remessa chegou ao Aeroporto Internacional de Belém e já será encaminhada aos 144 municípios paraenses

O Pará recebeu na tarde desta quarta-feira (02) mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19. Desta vez, foram enviadas pelo Ministério da Saúde 86.120 doses da CoronaVac/Sinovac, que serão encaminhadas aos 144 municípios para imunização de crianças entre 5 e 11 anos. Com essa remessa, o Pará totaliza 14.169.860 doses de vacinas recebidas do Ministério. “Com a chegada desta remessa pretendemos avançar ainda mais na imunização das crianças, o que é fundamental, já que estamos no início do ano letivo. Por isso, pedimos aos pais e responsáveis que ficam atentos ao calendário vacinal de suas cidades, e não devem deixem de levar suas crianças aos pontos”, alerta o secretário de Saúde de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.

Assim que chegam ao Aeroporto Internacional de Belém, as doses são encaminhadas ao Centro Estadual de Imunobiológicos (CEI), onde ficam armazenadas até a entrega aos 13 Centros Regionais de Saúde, e em seguida para os municípios por via terrestre, aérea e fluvial, com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). O planejamento da Sespa inclui a distribuição das doses, assim como dos insumos para todos os municípios. Cada um deles recebe as doses de acordo com o quantitativo populacional e a atual etapa de vacinação em que está.

A população estimada a receber a vacina nessa faixa etária é de 1.151.403. O secretário Rômulo Rodovalho reitera a importância do trabalho em conjunto com outros órgãos estaduais para o controle da pandemia de Covid-19, desde 2020. “Além do Graesp (Grupamento Aéreo de Segurança Pública), temos parcerias em diversas ações, com outros órgãos, para oferecer à população testes rápidos e atendimento médico em casos leves e moderados. Atualmente, retomamos com a Policlínica Itinerante para levar testagem de Covid-19 a vários municípios, possibilitando diagnóstico precoce e tratamento da doença, e continuamos apoiando as gestões municipais nas estratégias de vacinação”, acrescentou o titular da Sespa.

Mais vacinas já estão no Estado para ampliar a imunização de crianças de 5 a 11 anos

Vacinômetro – Conforme a última atualização do Vacinômetro, o Pará havia recebido 13.909.740 doses de vacina do Ministério da Saúde, sendo 4.747.285 da Oxford/AstraZeneca; 3.544.075 de CoronaVac/Sinovac; 5.401.770 da Pfizer e 216.610 da Janssen (de dose única).

Do total de doses recebidas, 13.209.124 foram enviadas aos 144 municípios, tendo sido aplicadas 12.141.652 doses, sendo 5.967.81 como 1ª dose, 5.500.772 como 2ª dose ou dose única, e 673.029 como 3ª dose (reforço), o que corresponde a 79,91% de cobertura vacinal com a 1ª dose, 73,66% com a 2ª dose ou dose única, e 9,01% com a 3ª dose.

Serviço: As informações sobre a vacinação são fornecidas pelas Secretarias Municipais de Saúde. A população pode acompanhar o andamento da campanha em todo o Estado na página do Vacinômetro (http://www.saude.pa.gov.br/vacinometro/).

Texto: Caroliny Pinho/Sespa
Fotos: Jader Paes/Ag. Pará