Moradores usufruem dos novos serviços na Usina da Paz Nova União

Moradores usufruem dos novos serviços na Usina da Paz Nova União

21/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

Este é o 3º Complexo entregue pelo governo do Estado, que já mantém em funcionamento as UsiPaz Icuí-Guajará e Cabanagem

A manhã desta segunda-feira (21) foi de intenso movimento e entusiasmo dos moradores pelo primeiro dia de funcionamento da Usina da Paz Nova União, em Marituba. Quem procurou o complexo comunitário, inaugurado pelo governador, Helder Barbalho, no sábado (19), tinha a opção de atendimento odontológico, emissão de RG e, ainda, se matricular em modalidades esportivas ofertadas pela unidade.

A chegada da UsiPaz em Marituba transforma a perspectiva de vida de cidadãos, como  Jaqueline Góes, moradora há 32 anos no bairro que dá nome à Usina. “Nós éramos esquecidos aqui, a criminalidade era grande, tinha épocas que a gente não conseguia nem ficar perto das nossas casas, e agora não, veio o asfalto para nós, veio essa Usina aqui para poder tirar os jovens das ruas”, disse.

Jaqueline Goes

Jaqueline Góes é auxiliar administrativa e procurou o espaço hoje, e matriculou o filho no futsal e, ainda, aproveitou para buscar atendimento odontológico. O que antes, para Jaqueline e boa parte dos moradores da região, era difícil, agora, é de fácil acesso.

“Tem tantas coisas boas, a gente ia tão longe para tirar identidade e agora tem um lugar bem pertinho de casa, o dentista também, as consultas, isso está sendo uma benção aqui pra nós do bairro União”.

A trabalhadora afirmou que a filha tinha vontade de fazer cursos, mas não conseguia por falta de recursos financeiros da família. Faltava dinheiro até para o transporte. “Agora não, vai ser bem pertinho de casa e eu vou poder colocar ela para fazer os cursos que tiverem. Eu vou aproveitar a oportunidade e fazer um curso de informática”, disse sorridente Jaqueline Góes.

Francisco dos Santos

Francisco Isaias dos Santos tirou o dia para resolver pendências antigas. Ele passou pelo dentista, aferiu a pressão e, finalmente, conseguiu solicitar a troca da carteira de identidade.

Música ao violão  – “Eu consegui fazer as três coisas, na semana passada, eu procurei o posto médico e já tinham distribuído as senhas, se eu quisesse me consultar ia ter que esperar até sexta,  para pegar uma nova senha e tentar um tratamento dentário. Agora, aqui, foi rápido, cheguei e consegui”, contou Francisco, que trabalha como mestre de obras.

O trabalhador compartilhou um sonho antigo dele. “O primeiro curso que eu quero fazer quando abrir é aula de violão, eu quero dar continuidade a uma vontade antiga, que é me tornar músico, porque meu pai era músico, meu irmão era músico, será que só eu não vou aprender, disse sorrindo.

Francisco, Jaqueline e cerca de 127 mil habitantes de Marituba, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contam com um novo espaço formado por mais de 80 serviços.

Katia Santos, gerente da Usipaz de Marituba

A UsiPaz Nova União, em Marituba, oferta de atendimento odontológico, aulas de teatro e ensino profissionalizante. A estrutura tem espaços esportivos, atendimento jurídico, inclusão digital, dança, robótica, salas audiovisuais que sejam capazes de atender os sujeitos em sua integralidade.

“Através de uma mobilização local a gente conseguiu equacionar a questão das matrículas, estamos realizando por modalidade. Começamos com esporte e também já iniciamos o atendimento no prédio da assistência, onde estamos com o atendimento médico e carteira de identidade”, informou a gerente-geral da UsiPaz Nova União, Kátia Santos.

Máscara protetiva- A gerente acrescentou que essa e a próxima semana serão para as matricula de aulas relacionadas a modalidades esportivas. “Vamos ampliando o cronograma no decorrer dos dias, com todo cuidado, pois ainda estamos em uma pandemia. Nós iremos matricular para tudo, mas com calma, para que as pessoas entrem, não fiquem esperando lá fora, não aglomerem. É importante que as pessoas venham usando máscara e tragam seu cartão de vacinação para acessar aqui o espaço”, explica a gerente-geral da UsiPaz Nova União, Kátia Santos.

Vale ressaltar que para ter acesso ao complexo de serviços é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a covid-19.

Usinas da Paz – As Usinas da Paz são um projeto inovador no Brasil, voltado para o fortalecimento comunitário e o resgate da cidadania. Elas integram o Programa Territórios Pela Paz (TerPaz).

As duas primeiras unidades entregues pelo governo do Estado estão em funcionamento, no Icuí-Guajará, em Ananindeua, desde outubro do ano de 2021; e no bairro da Cabanagem, em Belém, desde janeiro deste ano. Os complexos têm diversas atividades e cursos disponíveis para o público, em geral.

UsiPaz Nova União,em Marituba

Usipaz Nova União – O diferencial da UsiPaz Nova União é a utilização do Rio Uriboca para práticas de atividades esportivas aquáticas como canoagem e StandUp Padlle que serão realizadas pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). O projeto está em andamento e, em breve, será ofertado à população.

A meta do governo do Estado é a construção de 10 Usinas da Paz entre a Região Metropolitana de Belém (nos bairros da Cabanagem, Benguí, Guamá, Jurunas, Terra Firme, em Belém, Icuí-Guajará, em Ananindeua e Nova União, em Marituba), e no sudeste do Estado, nos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Marabá.

SERVIÇO: A UsiPaz Nova União está localizada na Passagem Bom Sossego, S/N, esquina com a Rua Dez de Janeiro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, de 8h às 14h; e aos domingos, de 8h às 18h.

Texto: Secom

Fotos: Marcelo Seabra/Ag. Pará