Musicoterapia leva conforto aos pacientes renais crônicos do Regional do Tapajós

15/03/2024 Off Por Roberta Vilanova

O músico Youssef Neto tocou saxofone para os usuários do serviço de hemodiálise

Na tarde de quinta-feira (14), Dia Mundial do Rim, usuários do Hospital Regional do Tapajós (HRT) testemunharam um momento de alegria para os pacientes renais crônicos em meio ao processo de hemodiálise, graças à iniciativa de voluntariado do músico Youssef Neto.
Com sua maestria no saxofone, o músico proporcionou um momento tocante, atendendo aos pedidos musicais dos pacientes. Sua playlist abraçou a diversidade cultural da região, com ritmos regionais como carimbó e até mesmo o brega, criando uma atmosfera acolhedora e familiar.

Também foram oferecidos exames de glicose e aferição de pressão, juntamente com uma blitz educativa

“Tocar para pacientes em hospitais sempre foi uma parte essencial da minha carreira musical. Ter a oportunidade de tocar no Regional do Tapajós foi um momento verdadeiramente inesquecível. Vi o alívio nos olhares dos pacientes, e cada lágrima de emoção reforçou o poder da música em elevar os afetos da alma através do som. Foi uma experiência gratificante contribuir para essa ação terapêutica e levar a cura através da música”, explicou.

Lucimeire Feitosa, enfermeira nefrologista do setor destacou a importância da programação em alusão ao Dia Mundial do Rim, enfatizando a necessidade de cuidados básicos para manter a saúde renal. “O evento não só ofereceu momentos de instrução e cuidados aos usuários, mas também promoveu a conscientização sobre a saúde renal e a importância da prevenção”, explicou.

Matheus Coutinho, diretor geral do Hospital Regional do Tapajós, ressaltou a relevância da programação não apenas para os pacientes, mas também para a comunidade em geral.
“Além da sessão de música-terapia, foram oferecidos exames de glicose, medição da pressão arterial e creatinina, juntamente com uma blitz educativa que distribuiu panfletos informativos para a população. Eventos como este destacam a importância de abordagens multidisciplinares no cuidado de saúde. O Hospital Regional do Tapajós continua comprometido em oferecer não apenas tratamento médico, mas também suporte emocional e bem-estar aos seus pacientes, usuários e à comunidade”, disse.

Administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Regional do Tapajós oferece 153 leitos de internação, distribuídos estrategicamente para atender às diversas necessidades, incluindo leitos clínicos cirúrgicos, médicos, de UTI adulto, pediátrica, neonatal, ginecológicos e obstétricos, além de leitos UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) Canguru. Essa infraestrutura robusta reforça o compromisso da instituição em proporcionar atendimento de excelência e cuidados abrangentes à comunidade local.

Texto: Ascom/HRT