Proposta de Mestrado Multicêntrico na área da Saúde é discutida na Sespa

15/03/2024 Off Por Mozart Lira

Fotos de José Pantoja (Ascom/Sespa)

Na manhã desta sexta-feira (15), gestores de hospitais do estado e do Hemopa se reuniram na Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sespa), sob a mediação da Coordenação de Educação na Saúde, para discutir a criação de um mestrado multicêntrico na área da saúde.

Viviany Cardoso, coordenadora de Educação em Saúde da DGTES

O objetivo central da reunião foi debater a viabilidade e os próximos passos para a implementação desse projeto, que envolverá diversas instituições de saúde renomadas, como o Hospital Ophir Loyola, o Hospital de Clínicas Gaspar Viana, a Santa Casa e o Hemopa, com o apoio técnico da Sespa.

Viviany Cardoso, coordenadora de Educação em Saúde da DGTES,  destacou a importância da Sespa como promotora e mediadora desse processo, desempenhando um papel fundamental como “grande guarda-chuva” para fortalecer o ensino, aprendizagem e pesquisa na região. Ela ressaltou que o mestrado multicêntrico abordará diversas áreas específicas dessas instituições, promovendo uma formação abrangente e integrada.

“A Sespa, como é a ordenadora da formação em todo o Estado do Pará, entra como um grande guarda-chuva, se tornando uma grande propulsora desse fortalecimento, desse processo de ensino, aprendizagem e pesquisa. O objetivo deste mestrado é a criação de um programa multicêntrico que abordará diversas áreas específicas relacionadas aos serviços e unidades gestoras envolvidas”, destacou.

Diego Alcantara, coordenador de Pesquisa do Hospital Ophir Loyola, enfatizou a relevância desse mestrado para a qualificação de profissionais de saúde na região amazônica. Ele destacou que a proposta visa criar um programa único e integrado, voltado para a realidade e as necessidades da população amazônica, algo inédito na região.

Diego Alcantara, coordenador de Pesquisa do Hospital Ophir Loyola

“A Sespa entra nesse sentido de estar nos acolhendo, de estar nos recebendo para escutar nossa proposta, para estar levando isso ao Ministério da Educação (MEC), para que a gente consiga, de fato, implementar esse programa de mestrado que vai ser extremamente importante para gerar profissionais cada vez mais qualificados que possam atuar diretamente aqui na região amazônica”, disse Diego.

A proposta de criação desse mestrado representa um marco importante para o Estado do Pará e para a Sespa, que servirá como base e mediadora para o início desse projeto. O próximo passo será submeter o projeto ao Ministério da Educação (MEC) ainda este ano, com o objetivo de iniciar a execução no próximo ano.

Esse mestrado não apenas contribuirá para a formação de profissionais altamente qualificados, mas também fortalecerá a integração entre as instituições de saúde e promoverá uma abordagem mais completa e integrativa da saúde na região amazônica. Trata-se de uma iniciativa que terá um impacto significativo no avanço dos serviços de saúde e no bem-estar da população do Pará.

Texto: Bianca Botelho (Ascom/Sespa).