Nesta terça-feira (09), chegam ao Pará mais 24.570 vacinas contra a Covid-19

Nesta terça-feira (09), chegam ao Pará mais 24.570 vacinas contra a Covid-19

9 de novembro de 2021 Off Por Roberta Vilanova

O vacinômetro indica que o Pará já recebeu 12.624.655 doses de imunizantes do Ministério da Saúde e outras 750 mil doses adquiridas pelo governo do Estado

O Pará recebeu, na manhã desta terça-feira (09), no Aeroporto Internacional de Belém, 24.570 doses da vacina Pfizer. Essa foi a 108a remessa de imunizantes contra a Covid-19 enviada pelo Ministério da Saúde.

A equipe de Logística da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) recebeu as vacinas no Aeroporto e já organiza o envio aos Centros Regionais de Saúde, para distribuição aos 144 municípios paraenses. O envio das doses será feito por vias terrestre, aérea e fluvial, e contará com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

O planejamento da Sespa inclui a distribuição das doses, assim como dos insumos para todos os municípios, e cada um deles recebe as doses de acordo com o quantitativo populacional e a atual etapa de vacinação.

Para essas doses da Pfizer, a Sespa recomenda que os municípios adotem estratégias que atendam a aplicação em adolescentes de 12 a 17 anos e a dose de reforço de pessoas com mais de 60 anos, imunossuprimidos e trabalhadores da saúde, e pessoas com mais de 18 anos que tenham 6 meses ou mais de intervalo de sua segunda dose.

O envio das doses será feito por vias terrestre, aérea e fluvial com apoio da Segup

Com a chegada do novo quantitativo, o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, destaca a importância de completar o esquema vacinal e, quando for o momento, os grupos prioritários fortalecerem a proteção com a dose de reforço. “A circulação do vírus ainda existe e precisamos garantir que a população do Pará tenha acesso aos imunizantes em seus municípios. É primordial que todos recebam a vacina e, acima de tudo, completem seus esquemas vacinais e adquiram a resposta adequada ao vírus”, observou.

Ao todo, já são quase 11 meses que a Sespa vem trabalhando em parceria com outras instituições para garantir que as doses cheguem à população de forma rápida, segura e eficaz.

“Já passamos de 12 milhões de vacinas distribuídas a todos os municípios do Pará e pedimos a todos os gestores que prossigam firmes no cumprimento do Plano Paraense de Vacinação, disponibilizando as doses imediatamente aos grupos pré-definidos em cada local”, afirmou o secretário.

Vacinômetro – Em dados atualizados, até esta terça-feira (09), o vacinômetro da Sespa indica que o Pará já recebeu 12.624.655 doses de imunizantes do Ministério da Saúde e outras 750 mil doses do Instituto Butantan, de São Paulo, por meio de aquisição direta do governo do Estado.

No link http://www.saude.pa.gov.br/vacinometro/ a população pode acompanhar o quantitativo dos tipos de vacina recebidos pelo Estado – Oxford/AstraZeneca, Coronavac/Sinovac, Pfizer e Janssen, bem como a quantidade e o percentual de vacinados, doses aplicadas e desempenho dos 144 municípios paraenses no processo de imunização.

Texto: Mozart Lira/Sespa

Fotos: Pedro Guerreiro/Ag. Pará