No Dia Mundial da Água, Jean Bitar realiza programação para usuários e profissionais

No Dia Mundial da Água, Jean Bitar realiza programação para usuários e profissionais

23/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

Hospital conta com projeto voltado para práticas sustentáveis como uma das ações do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) da unidade

Para celebrar o Dia Mundial da Água, lembrado na última terça-feira (22), o Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, realizou programação alusiva à data com o objetivo de sensibilizar usuários e profissionais da unidade sobre a importância de utilizar o recurso natural indispensável para a manutenção da vida das pessoas, animais e ecossistemas no planeta, de forma racional.

A programação contou com palestras ministradas em três horários, nas recepções dos Ambulatórios de Especialidades e de Endocrinologia, e também in loco para usuários internados e profissionais da assistência.

Durante as palestras ministradas pelo membro do projeto de sustentabilidade do HJB, “Reciclação” Waldecir Viana, o palestrante compartilhou dicas de uso racional da água e informou sobre as ações sustentáveis realizadas por meio do “Reciclação”. O projeto de sustentabilidade da unidade hospitalar foi criado em 2017 como uma das ações do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) do Hospital e que, dentre outras atividades, orienta profissionais e usuários sobre uso consciente dos recursos naturais, como forma de preservá-los para a manutenção da vida no planeta de futuras gerações.

Profissionais da assistência também receberam informações sobre o uso racional da água

“Neste Dia Mundial da Água, além de sensibilizar sobre o uso racional do recurso natural, levamos informações aos usuários e profissionais do hospital sobre maneiras de reduzir o seu consumo, lucrar financeiramente com a redução, e ainda contribuir com a preservação do meio ambiente”, ressaltou o palestrante.

“Quando economizamos água, todos saem ganhando: a natureza e nós, que vamos pagar menos pelo consumo. Hoje aprendi bastante sobre como usar a água de forma racional, e vou utilizar esses conhecimentos no meu dia a dia”, destacou Gigliola Teodoro, usuária de Novo Repartimento, município do sudeste paraense.

Durante a programação do evento promovido pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), em parceria com membros do “Reciclação”, além das palestras, houve distribuição de material educativo; painel informativo e apresentação de vídeo institucional sobre o tema.

Texto: Joelza Silva/HJB

Fotos: Divulgação