No Marajó, mulheres recebem atendimento em saúde com qualidade no HPRM

09/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

A estudante Caroline Brasil Pereira, 19 anos, mãe da pequena Sara, aprovou o atendimento humanizado recebido pelo Regional do Marajó

A equipe multiprofissional do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, garante o cuidado e o bem-estar com as mulheres da região que passam por atendimento na unidade hospitalar, como é o caso da estudante Caroline Brasil Pereira, 19 anos, mãe da pequena Sara. A usuária reside no rio Jacarezinho distrito de Breves, foi encaminhada para unidade no último final de semana, e no domingo (06), teve sua primeira filha.

‘’O atendimento aqui é excelente. Ocorreu tudo bem graças a Deus, fomos bem recebidos pelos profissionais. Muito bom o atendimento aqui’’ disse a mãe de primeira viagem, que teve sua primeira criança do sexo feminino, na semana que se festeja o Dia Internacional da Mulher.

A mãe da usuária, Aldenora Brasil Pereira, de 53 anos, dona de casa, reforçou os cuidados que sua filha tem recebido hospital e parabenizou a equipe.

“Gostamos muito do atendimento aqui do Hospital Regional, não temos nada do que reclamar. Parabéns a todos, e feliz Dia da Mulher’’, contou a acompanhante de Caroline, que junto com a bebê aguardam receber alta clínica ainda nessa semana.

O Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo (Gaame) realiza atividades mensais com orientações às gestantes e mães sobre aleitamento materno

Projetos – No decorrer do ano, vários projetos e ações são desenvolvidos na unidade hospitalar voltadas às mulheres, dentre elas, o Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo (Gaame) com atividades mensais, orientações, treinamentos às gestantes e mães sobre aleitamento e cuidados com o recém-nascido; dicas e esclarecimentos de dúvidas das mães, seja quando ela está tendo retorno ao médico, ou ainda quando está no pré-natal.

Durante ao atendimento, as usuárias têm o acompanhamento de uma equipe multiprofissional composta por obstetra, enfermeira, técnicos de enfermagem, nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social, fisioterapeuta e psicologia, que garantem segurança e conforto na assistência da mãe e do bebê.

Outras ações que fazem parte calendário anual do HRPM são as campanhas “Março Lilás”, que é destinado à  prevenção do câncer do colo do útero, o “Agosto Dourado”, mês dedicado ao incentivo ao aleitamento materno e o “Outubro Rosa”, mês alusivo à prevenção do câncer de mama. Durante todo o período são realizadas palestras, orientações, dinâmicas e distribuição de material educativo. Essas ações são voltadas para colaboradores, usuários e acompanhantes.

As colaboradoras do HRPM não ficaram de fora das homenagens ao Dia Mundial da Mulher: nesta terça-feira (08),  o dia foi destinado a elas. A programação começou pela manhã, com café especial, servido no refeitório do hospital. A ação iniciou com a mensagem de boas vindas da diretora assistencial, Maria do Carmo, que parabenizou a todas as colaboradoras pelo seu dia, em seguida foi realizado um momento de oração, logo após, a programação seguiu com música ao vivo, que contou com a cantora local, Chris Lima. Pela tarde, a ação continuou com o almoço, e o lanche especial com a participação do cantor Gabriel Silva. As homenageadas também ganharam brindes.

Hospital Regional Público do Marajó

Dados – Em 2021 o HRPM registrou 914 exames de mamografia, 393 exames de mastologia, 170 exames de ginecologia oncológica, 1576 obstetrícia, 414 partos e 4.340 exames de ultrassonografia. Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano a equipe da unidade hospitalar já realizou 116 exames de mamografia, 70 exames de mastologia, 41 exames de ginecologia oncológica, 322 obstetrícia, 717 ultrassonografia, e 65 partos.

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) integra a rede de saúde do Governo do Estado. A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.
O hospital fica na avenida Rio Branco, 1.266, no bairro Centro. Mais informações: (91) 3783.2140 / 3783.2127.

Texto: Lucas Brilhante/Ascom HRPM