Novo Hospital de Jacundá é entregue com mamógrafo e aparelho de raios X

20/12/2023 Off Por Roberta Vilanova

O Novo Hospital Municipal está equipado para oferecer exames especializados

Os mais de 37 mil habitantes de Jacundá, na Região de Integração Lago de Tucuruí, sudeste paraense, receberam nesta quarta-feira (20) o novo Hospital Municipal. Agora, a unidade conta com aparelhos de mamografia e raios X, no valor total de R$ 1,5 milhão, adquiridos pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) com recursos de emendas parlamentares.

Os aparelhos vão ampliar a capacidade do município em atender à demanda desses exames, diminuindo a necessidade de percorrer grandes distâncias para realizá-los.

Governador Helder Barbalho e o prefeito Itonir Tavares: parceria pelo desenvolvimento de Jacundá

O governador Helder Barbalho participou da entrega do novo hospital à população de Jacundá ao lado do prefeito do município, Itonir Tavares. “Hoje, entregamos, certamente, um dos mais importantes benefícios e conquistas para a cidade de Jacundá. Um novo hospital equipado, estruturado, para garantir que o povo de Jacundá tenha uma referência em saúde. Esta é uma preocupação nossa, dar atenção e, acima de tudo, solução em todas as cidades. Particularmente na região do Lago, investindo neste hospital, investindo no Hospital Regional de Tucuruí, para que consigamos descentralizar atendimentos, aproximar os serviços e salvar vidas da população”, enfatizou o governador.

Enumerando outros investimentos, como em recursos para habitação, microcrédito para empreendedores e coletes balísticos para os agentes de trânsito, Helder Barbalho reafirmou seu apoio à gestão municipal. “Vamos continuar avançando com obras, benefícios e serviços e, acima de tudo, com o compromisso de trabalhar cada vez mais em parceria com o município, para que Jacundá continue no rumo certo”, reforçou.

Descerramento da placa inaugural

Economia de tempo e dinheiro – Jovelina Souza dos Santos, moradora de Jacundá há mais de 30 anos, falou sobre as dificuldades que enfrentava para fazer mamografia. “Agora, vai melhorar bastante. Antes, a gente tinha que ir para Tucuruí ou Marabá para fazer qualquer exame. Era um gasto de tempo e dinheiro”, informou.

Maria Lindalva dos Santos também já passou por dificuldades para conseguir atendimento. “Nem sempre a gente tem dinheiro pra pagar passagem. Era preciso apelar para conseguir alguém pra levar a gente. Agora temos esse serviço aqui na nossa cidade”, ressaltou.

O Hospital Municipal de Jacundá integra investimentos feitos pelo governo do Estado para descentralizar o atendimento de saúde em todo o Pará, levando equipamentos e serviços para todas as regiões.

O prefeito Itonir Tavares destacou o apoio que vem recebendo do governo estadual para melhorar a saúde dos moradores de Jacundá. “Essa é uma grande parceria do governador Helder com o nosso município. Além do novo Hospital Municipal, hoje estamos entregando um mamógrafo e um aparelho de raios X com a ajuda do governo do Estado. É muito importante ter o Estado presente aqui dentro do nosso município”, reiterou o prefeito.

Texto: melina Marcelino/Sespa

Fotos: Marceçlo Souza/Ag. Pará