Nutricionista da Policlínica Lago de Tucuruí alerta sobre as dietas de início de ano

Nutricionista da Policlínica Lago de Tucuruí alerta sobre as dietas de início de ano

09/01/2023 Off Por Roberta Vilanova

Consultas com nutricionistas são agendadas por meio da Regulação Estadual

No início de cada ano novo, diversas promessas de mudanças são feitas para o calendário vigente. E quase sempre, estas incluem a perda de peso. E, de fato, este pode ser um momento de muita motivação para incluir no dia a dia hábitos saudáveis. No entanto, a busca para eliminar os quilos extras, principalmente, os que foram adquiridos nas festas de final de ano, pode se tornar um problema quando não é feita com orientações de um profissional de saúde.

A nutricionista da Policlínica Lago de Tucuruí, Ângela dos Prazeres, faz um alerta à população que tem como objetivo para 2023, seguir com mudanças para perder peso. “Fazer uma dieta por conta própria pode acarretar a vários problemas de saúde como, perda de massa muscular, anemia, queda de cabelo, irritabilidade, cansaço, tontura, dificuldade para dormir, deficiência nutricional severa e enfraquecimento do sistema imunológico, entre outros sintomas”, observa.

Planejamento – As dietas restritivas, as chamadas milagrosas, fazem com que as pessoas desistam muito rapidamente dessas soluções. Por isso, é preciso planejar. “Para iniciar um planejamento alimentar é muito importante considerar fatores como rotina, metas e objetivos. Criar um cardápio semanal e pensar como dividir as refeições durante o dia da melhor forma conforme sua disponibilidade”, disse Ângela.

A profissional orienta que durante as compras de supermercado, é importante dar preferência aos alimentos mais saudáveis e in natura como os cereais, frutas, verduras, legumes e proteínas de origem animal e vegetal.

Detox – No primeiro momento, para eliminar o que foi adquirido no final de ano, a nutricionista também dá dicas. “É bom optar sempre por alimentos in natura.  Beber bastante água, evitar o consumo de alimentos processados que vai ajudar o corpo a manter a boa forma e fazer esse processo de desintoxicação”.

Riscos – Quando o assunto é emagrecimento, as pessoas também costumam associar as dietas com medicamentos. O que também pode ser um risco sem orientação de um profissional. “Os principais riscos dos remédios emagrecedores são: derrame cerebral, falência dos rins, infarto, dependência química, depressão, degeneração das células cerebrais, entre outros”, destaca.

Atualmente, muitos estão apostando em jejuns intermitentes. A estratégia alimentar que alterna períodos de jejum e períodos de alimentação se tornou uma febre que conquistou a internet e as academias. No entanto, ela também esconde perigos à saúde.

“O jejum intermitente é uma dieta que consiste em restrição de alimentos sólidos entre 16 e 24 horas seguidas, apenas ingerindo líquidos, como água, chás e café sem adição de açúcar ou adoçantes. É um tipo de jejum que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, melhora a agilidade mental, previne o envelhecimento precoce e aumenta a queima de gordura corporal”, explicou Ângela.

No entanto, a nutri adverte: “Dieta como jejum intermitente feita por conta própria, pode trazer sérios riscos à saúde, como, ausência de nutrientes a longo prazo, constipação, osteoporose, anemia, desidratação e constipação intestinal. Esta dieta é indicada para pessoas que já seguem uma dieta equilibrada e com baixa ingestão de carboidratos há um bom tempo”, destacou.

“É recomendado que procure sempre uma orientação médica ou de um nutricionista para avaliar o melhor método de acordo com objetivo e tolerância de cada um”, reforçou a nutricionista da unidade.

Policlínica Lago de Tucuruí

Serviço – O serviço de nutrição da Policlínica Lago de Tucuruí, é totalmente gratuito, disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), porém, não é porta-aberta. A especialidade é ofertada de forma agendada, através da regulação Estadual. “Diariamente, a nutrição atende os pacientes de caso clínico, e pacientes em tratamento em diálise, com plano personalizado atendendo conforme a necessidade e patologias de cada paciente de forma individualizada”, explicou Louhanna Silva, diretora Executiva da unidade.

A Poli Lago de Tucuruí é administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia – ISSAA, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública. A unidade vem preencher uma lacuna no atendimento especializado de anos, defendidos pelos os paraenses dos municípios de Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí.

Texto: Roberta Paraense/Policlínica Lago de Tucuruí