Fisioterapeutas do HRAS treinam novas técnicas para realização de exames

Fisioterapeutas do HRAS treinam novas técnicas para realização de exames

09/01/2023 Off Por Roberta Vilanova

imoramentos alcançaram a tomografia por bioimpedância e a ultrassonografia cinesiológica

Os exames complementares são indispensáveis para a assertividade dos diagnósticos de doenças. Eles servem para embasar as decisões clínicas da equipe médica e, também, as da fisioterapia. São as imagens que dão a dimensão e a localização das lesões. Como forma de aprimorar as técnicas desses profissionais, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado no distrito de Icoaraci, em Belém, promoveu uma série de processos de capacitação e treinamento voltados aos exames complementares realizados em pacientes internados.

Os treinamentos à beira-leito, alcançam pacientes em leitos clínicos e em estados críticos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTis). Toda a equipe que atua diretamente no processo de reabilitação passou pela capacitação.

Exames – O aprimoramento permite que os profissionais realizem exames como tomografia por bioimpedância elétrica, onde é possível visualizar os pulmões de uma forma geral e ter mais precisão na hora de expandi-los. “Neste, o profissional verifica o potencial de contrariedade diafragmática, bem como o nível de expansão pulmonar do paciente”, explica o coordenador de fisioterapia Axel Lins.

Os profissionais também ampliaram os seus conhecimentos para a realização de ultrassonografia cinesiológica. O exame foi definido como procedimento para avaliar a morfologia e a função muscular e dos tecidos moles durante o exercício e tarefas físicas.

“Os treinamentos realizados servirão como base para que a equipe possa utilizar os equipamentos como exames complementares, fazendo com que o paciente tenha uma abordagem mais específica. Esse novo formato de exame se tornaram as novas competências fisioterapêuticas do Abelardo, com uma equipe 100% por cento capacitada”, acrescenta o profissional.

Toda a equipe que atua diretamente no processo de reabilitação passou pela capacitação

Capacitação – O Planejamento Anual de Treinamento (PAT) do HRAS contempla o cronograma de ações voltadas para a qualidade assistencial e humanização no atendimento. De forma objetiva, os treinamentos são realizados para todos os turnos, inclusive o noturno, ofertando qualificação igualitária e eficiente para todos os colaboradores.

O fisioterapeuta Gabriel Chaves integra a equipe multiprofissional do HRAS e também passou pela capacitação. “Esse treinamento virá complementar ainda mais os serviços prestados aos nossos pacientes. Será uma forma de agilizar a dinâmica de diagnosticar e tratar esse usuário, enfatizando a importância da atuação do fisioterapeuta no ambiente hospitalar”, disse.

Incentivo – A rotina de treinamentos entre os profissionais do Hospital Abelardo Santos é constante. “Acreditamos que um profissional bem treinado e bem qualificado, possui uma motivação maior na execução de suas tarefas, assim como, oferecerá uma assistência mais precisa e de qualidade ao nosso paciente”, ressalta o diretor executivo do HRAS, Jean Cleber.

Mensalmente, a unidade realiza capacitações e treinamentos com os colaboradores da unidade, tanto dos setores administrativos como assistenciais.

Serviço: O Hospital Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Estado. A instituição é administrada pelo Instituto Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Com os serviços 100%, a unidade atende as especialidades ambulatoriais e internação, através da Regulação Estadual. O Abelardo conta com pronto-socorro pediátrico e obstétrico, além de maternidade 24h.

Texto: Ascom HRAS