Obras da Policlínica de Altamira já atingem 55% de execução

Obras da Policlínica de Altamira já atingem 55% de execução

17/02/2024 Off Por Roberta Vilanova

A obra avança para ampliar os serviços de saúde oferecidos pelo governo do Estado na Região do Xingu

A obra da Policlínica de Altamira, na Região de Integração Xingu, no oeste paraense, já está com 55% dos serviços executados. A Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) executa os serviços da  estrutura e alvenaria do prédio principal e a infraestrutura das instalações. O investimento do governo do Estado na obra ultrapassa R$ 31 milhões.

O profissional Luiz Carlos, contratado para trabalhar na carpintaria, ressaltou a importância do novo espaço de saúde pública e da oportunidade de emprego. “É muito importante, porque aqui na nossa região não tem esse tipo de clínica. Além de atender à população, está gerando uma grande oportunidade de emprego para nós. É muito importante essa obra do Estado em nosso município. É um grande privilégio saber que a gente participou dessa obra, que vai ficar para o município”, disse Luiz Carlos.

A obra emprega cerca de 50 pessoas, entre funções diretas e indiretas, garantindo mais postos de trabalho aos moradores do município.

O investimento do Estado também aumenta a oferta de empregos no município

Estrutura – A Poli de Altamira terá um papel fundamental na prestação de serviços de saúde na região. Com aproximadamente 3 mil metros quadrados, será dividida em vários ambientes, incluindo ambulatório, recepção, farmácia e consultórios. Também haverá setores para exames e diagnósticos, e outro administrativo e de apoio técnico-logístico.

Afonso Beltrão, engenheiro responsável pela obra, explicou que o andamento dos trabalhos está dentro do cronograma estabelecido. “Estamos fazendo a parte de alvenaria, fechamento das áreas molhadas. E vamos dar início às obras de hidráulica e hidrossanitária. Está tudo andando conforme o cronograma”, garantiu o engenheiro.

Policlínica contará com Natea e serviço de hemodiálise

Especialidades – A Policlínica de Altamira vai contribuir para a descentralização do atendimento de saúde, facilitando o acesso da população a serviços essenciais. Entre as especialidades médicas, serão ofertadas ginecologia, otorrinolaringologia e oftalmologia.

A unidade também realizará vários exames, como eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma, mapa, teste ergométrico, ultrassonografia, mamografia, raio-x, densitometria, tomografia, ressonância magnética e endoscopia.

Como já ocorre em outras Policlínicas, a de Altamira terá o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), para oferecer atendimento especializado a pessoas com autismo, e serviço de hemodiálise.

Texto: Lucas Rocha – Ascom/Seop

Fotos: Rosivaldo Almeida/Secom