Programação de carnaval anima usuários com TEA na Poli de Tucuruí

16/02/2024 Off Por Roberta Vilanova

Engajamento das famílias e profissionais contribuiu para um ambiente alegre e saudável durante ação

Dois dias de muita folia e interação social marcaram a programação de carnaval destinada aos pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da Policlínica Lago de Tucuruí, no sudeste paraense, na quarta-feira (14) e quinta-feira (15).

O engajamento dos pacientes, familiares e profissionais da unidade, durante as ações desenvolvidas no Carnatea, cooperaram para que a ação tivesse um clima alegre a agradável.  A iniciativa organizada pelo Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo (Natea) contou com atividades de estimulação musical e recreação alusiva ao carnaval.

Quem quis pôde usar a fantasia da sua preferência

“As crianças que quiseram participar do evento puderam vir fantasiadas e ainda participaram de um concurso de fantasias. Cinco crianças ganharam e receberam seus prêmios. O apoio dos familiares e dos profissionais foi fundamental”, frisou a psicóloga da Policlínica, Katya Barros.
Anne Castro, mãe do Théo Pietro, que é atendido no núcleo, destaca os avanços e a evolução da criança. “No começo ele não interagia muito bem, não se adaptava com as outras crianças, mas com o tratamento e o atendimento do Natea eu vi que a cada dia ele foi melhorando nas atividades e na interação social. Já até conseguiu ir para um aniversário sem entrar em crise. Com a ajuda da equipe, hoje ele está muito bem”, afirmou.

Paula Narjara, diretora executiva da unidade, reforça que o evento possibilitou momentos de diversão e descontração dos usuários, bem como, o trabalho em equipe, criatividade e estimular a interação social dos pacientes.

“Nossa equipe dedicou dois dias da semana para realização de atividades lúdicas, brincadeiras e ao final o desfile de fantasias. Isso mostra o empenho dos profissionais em oferecer um atendimento humanizado e acolhedor para os usuários”, ponderou a gestora.

Família comemoram evolução das crianças com TEA

Natea – É um serviço especializado semi-intensivo, que prevê atendimento aos usuários com diagnóstico definitivo ou ainda em investigação de transtorno do espectro autista (TEA) a partir dos 2 anos de idade, que conste no laudo médico o CID F.84 ou CID 6A02, que estejam clinicamente estáveis e possuam retaguarda social ou familiar.

Atendimento – Para acesso ao atendimento pela primeira vez, os municípios da área de abrangência do complexo regulador estadual regional devem realizar a solicitação via sistema de regulação ambulatorial, direcionada a especialidade identificada como Pediatria – Natea, que é a especialidade definida como porta de entrada do serviço e atende exclusivamente a demanda do público do Natea e coordena o fluxo de encaminhamentos internos de acordo com as necessidades específicas de cada usuário.

Serviço: O funcionamento da Policlínica Lago de Tucuruí é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h. O serviço de hemodiálise também funciona aos sábados, em dois turnos. A unidade fica na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica, e o funcionamento é realizado 100% gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Ascom/Poli Tucuruí