Sespa realiza ação de conscientização de combate à malária

01/05/2022 Off Por Roberta Vilanova

O objetivo foi conscientizar a população de que a malária não é uma doença de incidência apenas em cidades do interior e rurais

Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Malária, celebrado no dia 25 de abril, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizou neste domingo, dia 1, no Parque do Utinga, uma ação de educação e conscientização da população a respeito da doença.

Um dos motivos pelos quais a equipe da Coordenadoria Estadual de Controle da Malária da Sespa realizou a iniciativa na capital foi para conscientizar a população de que a malária não é uma doença de incidência apenas em cidades do interior e rurais, o alerta de combate deve existir em toda região amazônica, inclusive em centros urbanos como Belém. Foram registrados, até agora, 27 casos da doença na capital em 2022.

No Parque do Utinga, que possui uma área de mata e grande circulação de pessoas, já foi encontrado o mosquito Anopheles, o transmissor da malária. Durante a ação, a Coordenadora Estadual de Controle da Malária, Paola Vieira, salientou para os presentes que, diferente de outras doenças, o problema da subnotificação da malária é percebido mais em centros urbanos que no interior: “Por ser uma doença mais comum nas cidades do interior do estado, a população conhece bem os sintomas e logo procuram realizar os testes e tratamento nas unidades de saúde de seus municípios, já aqui em Belém, os sintomas podem ser confundidos com outras enfermidades”, afirmou.

Visitantes do Parque do Utinga puderam fazer o teste rápido de malária

Ao saber dessa informação, a frequentadora do Parque do Utinga Karina Lima realizou o teste rápido de detecção de malária que foi oferecido durante a ação da Sespa. “Gosto muito de fazer exercícios em locais como o parque, que aprendi que podem ser lugares com a presença do mosquito que transmite a malária, então me interessei em fazer o teste e afastar qualquer desconfiança”, afirmou a vendedora autônoma, que recebeu o resultado negativo do teste. Ao todo, foram realizados 100 testes rápidos para os frequentadores do Parque do Utinga.

Amostras do mosquito podiam ser vistas por meio de microscópios

Aequipe da Sespa levou para a ação diversos materiais didáticos para conscientização da população, como microscópios que os presentes puderam ver com detalhes o mosquito transmissor da malária, folders com informações sobre o ciclo da doença e principalmente informativos a respeito de como combater a presença do mosquito nas residências e sobre os sintomas que devem servir de alerta para que a população busque atenção médica rapidamente. Detectada precocemente, a malária tem tratamento eficiente e gratuito pelo Sistema Único de Saúde.

Os principais sintomas são dor de cabeça, febre alta, calafrios, tremores e sudorese. Outros sintomas que podem aparecer inicialmente são náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.

Além da ação pontual deste domingo, a Coordenadoria Estadual de Controle da Malária vem trabalhando constantemente para reduzir ainda mais os números de incidência da doença. Foi registrado no primeiro trimestre desse ano, quase 32% de queda em comparação com o mesmo período do ano passado.

Amostras de diversos mosquitos

Só no primeiro trimestre de 2022, a Sespa já realizou uma série de ações para o controle da doença no Pará, como a elaboração do Planejamento Anual de Controle da Malária, reuniões com representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Belém para melhor combater a incidência elevada da doença na capital, distribuição de materiais educativos sobre o tema para os Centros Regionais de Saúde espalhados pelo Pará, além da distribuição de mais de 15 mil testes rápidos de detecção da doença, mais de 103 mil comprimidos para tratamento de pacientes, além de 2 mil MILDs, que são mosquiteiros impregnados com inseticida que, além da proteção mecânica, matam o mosquito no contato.

Texto: Edilson Teixeira/Sespa

Fotos: David Alves/Ag. Pará