Sespa realiza atividades especiais para o Dia do Trabalhador

02/05/2022 Off Por Mozart Lira

Mesa de abertura foi presidida por Kelly Silveira, diretora de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde; Sipriano Ferraz, secretário adjunto de Políticas Sociais da Sespa; Vaneuza Marques, gerente de Atenção ao Trabalhador e Eimar Júnior, coordenador do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest Estadual)

Com o tema “Saúde do Trabalhador: cuidando do outro e cuidando de si” a Gerência de Atenção ao Trabalhador (GAT) da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) promoveu na manhã desta segunda-feira (2) algumas atividades especiais em alusão ao Dia do Trabalhador, com o objetivo de propiciar reflexão acerca da saúde do trabalhador, com olhar voltado ao cuidado com o outro e seu autocuidado.

Vaneuza Marques, gerente de Atenção ao Trabalhador da Sespa

A programação contou com ciclo de palestras, atividades laborais, aula de dança e feira de artesanato. Para Vaneuza Marques, Gerente da GAT, esse momento foi pensado com a proposta de levar uma reflexão a todos os colegas, sobre a importância de se cuidar.

Fotos de José Pantoja (Ascom/Sespa)

“Nós somos da saúde temos muito esse foco de cuidar do outro, nossas ações enquanto servidores da Sespa é em prol da saúde do outro, da população paraense, mas além disso, que a gente possa resgatar o nosso foco na nossa própria saúde.  É importante cuidar do outro sim, esse é o nosso trabalho, mas a gente também precisa cuidar de nós por que isso também é promover saúde”, comentou a gerente.

O psicólogo Manuel de Cristo, foi um dos palestrantes que participou do evento e abordou o trabalho dos profissionais de saúde durante a pandemia.  “Esse é um momento em que o servidor tem para parar um pouco e pensar sobre si mesmo, pensar sobre as relações que tem no ambiente de trabalho e também da Sespa, por meio da GAT propiciar e mostrar que busca cuidar da saúde do trabalhador. É fundamental que os trabalhadores da saúde que são profissões de cuidado possam cuidar de si, e coletivamente possam estar cuidando uns dos outros, para cuidar dos usuários e seus familiares”, avaliou o psicólogo.

Rose Guimarães, técnica da Divisão de Execução Orçamen

O evento contou com a participação de servidores de diversos setores, uma delas foi a Rose Guimarães, que atua na Divisão de Execução Orçamentária. “Essa atividade é de suma importância pelo conhecimento, principalmente na questão de cuidar do outro, o quanto a gente precisa entender e saber identificar que o outro está precisando de um apoio de uma ajuda, mas para que isso aconteça a gente tem que está bem. Acima de tudo a gente precisa se amar, para amar o outro”.

Texto: Melina Marcelino (Ascom/Sespa)