Para celebrar a Páscoa, Materno-Infantil de Barcarena realiza oficina com chocolates

Para celebrar a Páscoa, Materno-Infantil de Barcarena realiza oficina com chocolates

14/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

A ação também abordou questões de empreendedorismo

Acolhimento e empreendedorismo foram os pilares da ação de Páscoa realizada pelo Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), para acompanhantes e familiares de recém-nascidos internados nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) e de Terapia Intensiva Neonatal (UTI).

A unidade promoveu, nesta quinta-feira (14), uma oficina especial, focada na produção de trufas de chocolate. A atividade foi elaborada por profissionais do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH), em conjunto com o Serviço de Nutrição Dietética (SND) e Terapia Ocupacional do hospital, e abordou ainda questões de empreendedorismo, já que o aprendizado pode ser aplicado futuramente para obtenção de renda extra.

“Mesmo que por um curto período, a internação pós-parto gera uma interrupção na rotina da mãe, o que pode desencadear picos de irritação. Sabendo disso, a ação foi desenvolvida para minimizar o estresse e melhorar a relação entre genitoras, família e equipe da unidade”, explica Daniella Dias, psicóloga da unidade.

A oficina abordou também conceitos de empreendedorismo, como investimento, custos de fabricação, venda e produção de ficha técnica. O intuito é oferecer um meio para a independência financeira. “Aproveitamos para mostrar um caminho alternativo para fomentar renda às famílias em situação de vulnerabilidade econômica”, destaca Patrícia Hermes, diretora Hospitalar.

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena é uma unidade do Governo do Pará, gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, desde 2018. O HMIB está localizado em Barcarena, à 114 km da capital Belém, e realiza atendimentos de alta e média complexidades, com assistência 100% gratuita via Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2021, o HMIB se tornou o primeiro hospital da região do Baixo Tocantins a receber o Selo Amigo da Criança concedido pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e OMS (Organização Mundial da Saúde), aos hospitais que cumprem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno.

Texto: Samara Meni /HMIB

Fotos: Divulgação