Pará é selecionado em treinamento da OMS para pessoas com autismo

22/03/2023 Off Por Mozart Lira

O governador do Estado, Helder Barbalho, anunciou nesta terça-feira (21), que o Pará é um dos 5 estados brasileiros convidados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para participar de um programa de treinamento voltado para pais e cuidadores de pessoas com autismo. O evento acontecerá entre os dias 24 e 28 de abril, em Curitiba, no Paraná.

Denominado ‘Caregivers Skills Training’ (CST), o programa analisa crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e é oferecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) junto à Autism Speaks, organização de defesa do autismo nos Estados Unidos.

No Brasil, a Organização Não Governamental (Ong) ICO Project promoveu uma parceria com a OMS e a prefeitura de Curitiba, que deu origem ao projeto piloto que está em execução no ambulatório de especialidades neurológicas Encantar.

Por meio dessa iniciativa, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) foi uma das cinco convidadas a receber o treinamento de implantação do CST, que será realizado em Curitiba, por meio de uma parceria entre o Hospital Moinhos de Vento, Ministério da Saúde e a ICO. “Essa é mais uma ferramenta que irá nos permitir ampliar os conhecimentos e o acesso à serviços de atendimento para pessoas com autismo”, explicou o governador, em postagem no Twitter.

Um dos objetivos do programa é a melhor utilização dos recursos disponíveis nos serviços públicos locais. O foco é treinamento de pais de crianças com TEA, para que consigam realizar essa estimulação dos filhos desde cedo, seja no ato de brincar, no exercício do engajamento compartilhado, no manejo de comportamentos desafiadores e no autocuidado.

A coordenadora estadual de Políticas para o Autismo, Nayara Barbalho, que representará o Pará na atividade, ficou muito feliz com o convite da OMS. “É um reconhecimento ao trabalho que tem sido feito para atender as pessoas com TEA no Pará. E é um incremento de qualidade baseado na ciência para a implementação dessa política pública”, comemorou.

Foto principal: Agência Pará