HGT promove ação de educação em saúde para festejar o Dia Mundial da Infância

22/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

O objetivo do Dia Mundial da Infância é promover uma atenção sobre as condições de vida das crianças

No mês dedicado aos cuidados e bem-estar das crianças, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), promoveu ação de educação em saúde, ontem (21), em alusão ao Dia Mundial da Infância, junto aos usuários, com a finalidade de proporcionar uma reflexão sobre as condições de vida das crianças e a defesa de seus direitos. Na ocasião, foi distribuído material informativo e a iniciativa teve como facilitadora Denilza Mourão, assistente social do HGT.

Criado pelo Fundo das Nações Unidas Infância (UNICEF), o objetivo do Dia Mundial da Infância, comemorado em 21 de março, é promover uma atenção sobre as condições de vida das crianças e defender o acesso a direitos básicos de alimentação, moradia, formação social, educacional e de valores.

A dona de casa, Cristiane de Cassia, 43 anos, acompanhante de sua filha que realizou parto na unidade hospitalar, elogiou a iniciativa da gestão. “Todas as crianças e mães deveriam ter acesso às informações repassadas pela profissional nesta ação. Com essa conscientização, podemos aprender mais sobre os direitos de nossos filhos, valorizando ainda mais a infância deles”, finalizou a dona de casa.

No Brasil, os direitos das crianças são assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), publicado em 1990. Nele, foi determinado que pessoas de até 12 anos incompletos são consideradas crianças e, portanto, devem ter asseguradas oportunidades e facilidades.

A assistente social, Denilza Mourão, explica sobre a importância da celebração da data. “É um tempo, sem dúvida, de celebrar as belezas e a magia de uma etapa tão especial da vida. Porém, é um tempo de recordar e lutar pelos pequenos em situação de vulnerabilidade, que não possuem o mínimo para se desenvolver, assegurando o pleno desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social em condições de liberdade e de dignidade”.

Na ação, ela enfatizou a relevância da brinquedoteca, espaço idealizado aos pequenos usuários que se encontram internados no HGT. “A criança, durante a internação hospitalar, necessita mudar seus hábitos bruscamente, o que compromete o desenvolvimento e equilíbrio emocional. Diante deste cenário, oferecemos para estas crianças recreação na Brinquedoteca, instalada no Hall próximo a clínica de internação Pediátrica. Nela, nossos pacientes infantis, têm acesso aos brinquedos, jogos, televisão, vídeo game e outros recursos, facilitando a passagem pela unidade hospitalar”, esclareceu a profissional.

Legislação – A lei nº 11.104, de 21 de março de 2005. Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação. A Brinquedoteca hospitalar tem o objetivo de auxiliar a criança internada e seus familiares a passarem por esse momento de uma forma mais tranquila uma vez que nesse espaço eles poderão deixar por alguns momentos as tensões, medos, ansiedades que a hospitalização traz.

Referência na oferta de serviço de Maternidade, com uma média mensal de 120 partos. Entre as várias especialidades, o HGT, oferece a assistência de pediatria, leitos na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).

Estrutura – O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço – O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.3121.

Texto: Andrey Silva/HGT

Fotos; Divulgação