Pará está entre os Estados com menos mortes por Covid-19 por milhão de habitantes

Pará está entre os Estados com menos mortes por Covid-19 por milhão de habitantes

28/07/2021 Off Por Roberta Vilanova

Segundo o levantamento feito pelo Portal Poder 360, divulgado nesta terça-feira (27), o Pará é o quarto Estado brasileiro com o menor número de mortes causadas pela Covid-19 por milhão de habitantes, sendo 1.820 óbitos por milhão. Segundo dados do Portal de Monitoramento da Covid-19 no Pará, divulgados no final da tarde também dessa terça-feira (27), o Estado registra até o momento, 15.990 óbitos pela pandemia, 570.670 casos confirmados e 534.192 pacientes recuperados.

“Isso é um reflexo de todas as medidas estratégicas adotadas pelo Estado, como as policlínicas itinerantes, que realizam o atendimento de pacientes com casos leves e moderados de covid-19 na fase inicial da doença. Assim como a ampliação de leitos que garantiu acesso ao sistema de saúde aos paraenses que necessitaram; a transferência aeromédica de pacientes; a adoção de medidas mais restritivas em momento oportuno; e principalmente a rápida distribuição de vacina que o Estado tem realizado, para atingir um número maior da população imunizada”, avaliou o secretário de Saúde, Rômulo Rodovalho.

Ainda segundo o levantamento, os Estados que estão à frente do Pará no ranking são o Maranhão, seguido da Bahia e Alagoas. O estudo aponta, ainda, que o Brasil possui uma média de 2.586 mortes por milhão de habitantes e os estados com os piores índices são Rondônia, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Amazonas, Mato Grosso do Sul e também o Distrito Federal. Para chegar a estes índices, o levantamento usa a métrica da média móvel de 7 dias, que considera a média diária de mortes e casos nos 7 últimos dias, incluindo a data.

Vacina – Além das medidas adotadas para cuidar de pacientes, o avanço da vacinação no Estado também está colaborando para os índices positivos no Pará, que já recebeu, até o momento, do Ministério da Saúde 5.239.820 milhões de vacinas da Pfizer, Astrazeneca, Coronavac e Janssen. Segundo os números da página do Vacinômetro da manhã desta quarta-feira (28) 3.035.195 paraenses já tomaram a primeira dose da vacina e 1.442.387 já receberam a segunda dose.

Texto: Caroliny Pinho/Sespa
Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará