Pará recebe mais 96 mil doses da vacina Janssen para reforçar proteção contra Covid-19

12/04/2022 Off Por Mozart Lira

O Pará recebeu na tarde desta terça-feira (12) mais 96 mil doses da vacina Janssen, que serão utilizadas em todo o Estado como reforço na prevenção da Covid-19. A remessa foi enviada pelo Ministério da Saúde, e o quantitativo será encaminhado aos 144 municípios já nos próximos dias. Desde janeiro de 2021, o Estado já recebeu 15.250.765 doses de imunizantes contra o novo coronavírus.

Foto: Augusto Miranda / Ag. Pará

Após chegarem ao Aeroporto Internacional de Belém, as doses foram encaminhadas ao Centro Estadual de Imunobiológicos (CEI), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), onde ficam armazenadas até a entrega aos 13 Centros Regionais de Saúde (CRS).A nova remessa da vacina Janssen será distribuída a todos os 144 municípios paraenses.

Em seguida, são enviadas aos municípios por via terrestre, aérea e fluvial, com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Cada município recebe as doses de acordo com o quantitativo populacional e a atual etapa de vacinação atingida.

Reforço – Diferentemente das outras vacinas contra a Covid-19 oferecidas pelo Ministério da Saúde, o imunizante da Janssen é aplicado em dose única. A remessa para adultos chegou junto com lotes da Pfizer pediátrica.

O secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, ressalta que as pessoas que finalizaram seus esquemas básicos busquem a dose de reforço, para evitar internações e óbitos provocados por Covid-19. “Por isso, nosso apelo é sempre para que a população busque os postos de vacinação e não deixe de fazer o ciclo completo da vacina”, acrescenta.

Contra a Covid-19, o Pará já recebeu, até o momento, 4.747.205 doses da Oxford/AstraZeneca; 3.544.075 doses da Coronavac/Sinovac; 5.401.770 da Pfizer e 216.610 da Janssen. Em termos de cobertura vacinal, 91,61% da população paraense já foram vacinados com a primeira dose; 86,34% com a segunda dose, e 17,96% com a terceira dose.

Serviço: Informações sobre a vacinação são fornecidas pelas Secretarias Municipais de Saúde. A população pode acompanhar o andamento da campanha em todo o Estado na página: http://www.saude.pa.gov.br/vacinometro/