Parauapebas recebe primeiro Centro Especializado de Atendimento a Covid-19 do Brasil

07/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

O governador Helder Barbalho e o secretário de Saúde Rômulo Rodovalho visitam as instalações do Centro

Mesmo com o cenário da pandemia de Covid-19 estabilizado no Estado, o Governo do Pará entregou nesta sexta-feira (6), em Parauapebas, sudeste paraense, o primeiro Centro Especializado de Atendimento de Covid-19 do Brasil, que conta com 28 leitos clínicos e 30 leitos de UTI. A unidade será a primeira exclusiva de atendimento a doença no Pará e terá como objetivo tratar os pacientes com o novo coronavírus que, atualmente, estão sendo referenciados para os Hospitais Regionais e, portanto, atenderá pacientes de todos os municípios da região.

“Hoje iniciamos uma nova etapa no enfrentamento à Covid-19 no Estado. Este é o primeiro centro de tratamento especializado da doença no Pará e, também, no Brasil, portanto hoje, fruto de uma parceria com a prefeitura de Parauapebas, estamos permitindo iniciar essa nova etapa para tratamento de pacientes. Com isso, passaremos a deslocar os pacientes que estão nos hospitais regionais do sudeste paraense para que nós possamos centralizar os atendimentos nessa estrutura e permitir que os hospitais regionais retornem à normalidade dos atendimentos”, disse o Governador do Estado, Helder Barbalho, que cumpriu agenda no município nesta sexta-feira. Na oportunidade, o chefe do Executivo Estadual também visitou as dependências do espaço, até então, único do País no tratamento da doença.

De forma prática, a estratégia da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) é que os Hospitais Regionais voltem aos seus perfis originais e deem seguimento ao atendimento de pacientes com outras patologias que também precisam de atenção na Rede Estadual do SUS.

O Centro funcionará em um anexo do Hospital Municipal de Parauapebas, em área cedida pela Prefeitura Municipal, e receberá pacientes referenciados das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Pronto Socorros, por meio da Central Estadual de Regulação.

Abrindo unidades específicas para Covid-19, os pacientes são direcionados para essas unidades, desafogando os hospitais municipais e estaduais. Isso garante a retomada de demandas eletivas que ficaram reprimidas em razão da pandemia.

“Graças a Deus estamos vencendo a pandemia porque temos o apoio do Governo do Estado e também da Vale, enfim, tudo isso é possível porque temos um Governo que olha para o Estado todo. Tivemos governadores que já passaram mais de 10 anos sem vir por aqui”, destacou o prefeito de Parauapebas, Darci Lermem, que esteve com o governador na agenda

O médico Gilliard Machado, de 38 anos, será um dos profissionais de saúde que vai atuar no local. “Um centro especializado será de fundamental importância, pois ele atenderá os casos de Covid-19, então o foco maior será cuidar dos pacientes com essa doença, e vamos poder dar atenção especial a esses pacientes. Sabemos que a covid-19 trouxe tantas dores e sofrimentos para o Pará, Brasil e Mundo, então é um ganho importante para cidade”, frisou.

O Centro Especializado de Atendimento de Covid-19 conta com 28 leitos clínicos e 30 leitos de UTI

O Centro Especializado de Covid-19 foi equipado pelo Governo do Estado e terá gestão estadual por meio de Organização Social de Saúde. Também estão sendo planejados Centros semelhantes para as cidades de Belém e Conceição do Araguaia.

Também participaram da agenda em Parauapebas, a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho e o secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho, além de autoridades locais.

Texto: Bruno Magno/CPH
Fotos: Rodrigo Pinheiro/Ag. Pará