Pará recebe mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19, na tarde deste sábado (7)

07/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Ao todo, o Pará já recebeu 6.391.210 milhões de doses de imunizantes

O Pará recebeu na tarde deste sábado (7), a 55ª remessa de vacinas contra covid-19, enviada pelo Ministério da Saúde (MS). São 81.600 mil doses da Astrazeneca. Ao todo, o Pará já recebeu 6.391.210 milhões de doses de imunizantes dos quais 1.804.340 foram da CoronaVac/Sinovac; 3.353.300 da Oxford/AstraZeneca; 1.095.120 da Pfizer e 138.450 da Janssen.

“Com a chegada de mais doses o Pará segue avançando na vacinação em todos os municípios. Nossa expectativa é que, ainda este mês, o Estado realize a aplicação em todos com mais de 18 anos de idade. Por isso, o trabalho do Estado junto aos municípios e a população, que precisa buscar a vacina quando chega em sua faixa etária, é fundamental para diminuirmos os números da pandemia no Estado”, afirma o Secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho.

Os imunizantes da Astrazeneca serão destinados para aplicação de primeiras doses e distribuídos para todos os Centros Regionais de Saúde a partir deste domingo (8). “Neste final de semana também haverá a distribuição dos imunizantes de outros laboratórios que chegaram nessa semana. Eles serão usados para primeiras e segundas doses em todo o Estado”, explica Daniele Nunes, Diretora de Epidemiologia da Sespa. O envio será feito por vias terrestre, aérea e fluvial, com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

“É sempre importante lembrar que a pandemia não acabou. Precisamos usar máscara, higienizar as mãos, usar álcool em gel e manter o distanciamento social. Somente com essas medidas e a vacina é que podemos evitar que os números da pandemia aumentem”, reforça o secretário.

Vacinas – Até o início da tarde deste sábado (7), o Pará aplicou 3.235.520 vacinas da primeira dose e 1.678.404 vacinas correspondentes à segunda dose de imunização contra a Covid. As informações sobre a vacina são fornecidas pelas secretarias municipais de saúde e a população pode acompanhar o andamento da campanha em todo o estado através da página do Vacinômetro.

Texto: Caroliny Pinho/Sespa
Foto: Marcelo Seabra/Ag. Pará