Poli Metropolitana realiza a captação de 70 mil litros de água de chuva por mês

Poli Metropolitana realiza a captação de 70 mil litros de água de chuva por mês

22/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

A água da chuva diminui a utilização de água tratada para usos que não envolvam o consumo direto

Como forma de promover práticas sustentáveis e utilizar os recursos naturais para uso das atividades do cotidiano, o Governo do Estado tem investido em estratégias inteligentes em favor do meio ambiente. Exemplo disso é a Policlínica Metropolitana do Pará, em Belém, que por mês, realiza a captação de 70 mil litros de água da chuva. O objetivo é diminuir a utilização de água tratada para usos que não envolvam o consumo direto, como a limpeza do prédio e a irrigação do jardim.

O sistema de captação da água das chuvas da unidade foi instalado e ficou pronto desde o dia 13 de janeiro 2020. “A água pluvial captada é utilizada nos banheiros (vasos sanitários), lavagem de pisos e quando há necessidade, na irrigação do jardim”, explicou Anderson Albuquerque, diretor executivo da Poli Metropolitana.

Ainda na Poli Metropolitana é aplicada a tecnologia de produção de energia solar, através 502 placas fotovoltaicas, painel solar, instalados em fevereiro de 2020, que cobrem toda a área do telhado do prédio. “Isso nos permite uma redução dos custos de energia elétrica em 40%”, completou Anderson Albuquerque.

Sustentabilidade – Para o secretário Estadual de Saúde Pública (Sespa), Rômulo Rodovalho, o sistema de aproveitamento de águas pluviais dentro dos órgãos públicos é de fundamental para diminuir o consumo de água potável fornecido pela concessionária, através da utilização da água da chuva para fins não potáveis. “É importante que os órgãos públicos tomem iniciativas sustentáveis não apenas para a economia de gastos, mas também, como forma de proteger e resguardar o meio ambiente”, destacou o gestor.

O titular da pasta também ratifica que, na condição de grande consumidora, a administração pública deve assumir um papel de liderança e promover as transformações necessárias para uma gestão sustentável e de alto desempenho, sobretudo na Amazônia. “Combater o desperdício de água é uma primazia do Governo do Estado, sobretudo, pelo fato de estarmos situados na Amazônia. A captação de águas pluviais da Poli Metropolitana, por exemplo, usa o recurso natural de forma eficiente e assertiva”, ponderou Rodovalho.

Data – Inciativas como a captação de águas das chuvas se tornam o centro de discussão em todo o mundo no Dia Mundial da Água, comemorado, anualmente, em 22 de março. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em fevereiro de 1993, a data tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância de preservar o recurso da natureza.

Perfil – A unidade é administrada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), organização social que tem a missão de promover a saúde, assistência social à população, através de uma gestão inovadora, responsável, transparente, e sobretudo, mantendo o respeito ao meio ambiente.

Texto: Ascom/Policlínica Metropolitana do Pará

Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará