Pacientes da UTI do Hospital Metropolitano recebem assistência odontológica

21/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

O serviço odontológico é necessário para garantir a saúde bucal de pacientes de UTI

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, além de oferecer atendimento para vítimas de traumas complexos e queimaduras, garante assistência odontológica para internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

“Os nossos pacientes são vítimas de traumas complexos. Em muitos casos, necessitam passar por tratamento intensivo e intubação, onde ficam sem condições de desenvolver atividades como a higiene bucal. O trabalho da odontologia age para identificar as necessidades apresentadas e oportunizar a intervenção”, informa Emanoele Paixão, odontóloga do HMUE.

A profissional reforça que o serviço é individualizado, respeitando a necessidade de cada internado. “Os procedimentos são variados e realizados a depender de cada pessoa internada. Uns podem precisar de algo que não é necessário para outro. Mas, no fim, o resultado esperado é sempre o de restaurar a saúde e evitar possíveis infecções ou problemáticas atreladas”, acrescenta Emanoele Paixão.

Uma das principais portas de entrada de vírus, bactérias e outros microrganismos no corpo humano, a cavidade bucal necessita de atenção. De acordo com estudo financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a higiene adequada associada ao tratamento dos pacientes internados tem potencial para reduzir em 21,4% o risco de morte.

“O serviço de odontologia em unidades públicas do Brasil ainda é uma realidade de poucos. Nós avançamos, e incluímos no nosso plano terapêutico individualizado e multiprofissional. Esse plano contribui com cuidados específicos na prevenção de infecções e diminuição do tempo de internação hospitalar”, afirma Clóvis Guse, diretor Assistencial do Hospital Metropolitano.

Hospital humanizado – Na unidade de saúde diversas atividades, entre projetos e ações, são realizadas para garantir qualidade na permanência do paciente, desde a admissão até a alta hospitalar. Entre os projetos e ações destacam-se o Reconexão, que promove encontros de internados de longa permanência com seus familiares; a gameterapia, com jogos digitais aliados ao tratamento, e o Ressignificar, que entrega mudas de plantas aos pacientes que recebem alta.

Segundo o diretor Assistencial, a inclusão desses serviços faz parte de uma rotina de humanização na unidade, para garantir uma rede de cuidado integral. “Todos os nossos processos são baseados em oportunizar uma assistência mais humanizada. Entendemos que identificar o que é favorável, para facilitar e tornar mais seguro o tratamento dos pacientes, será sempre a melhor forma de lidar no dia a dia”, ressalta Clóvis Guse.

Abrangência – Pertencente à rede de saúde pública do Governo do Pará, e gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), o Hospital Metropolitano atua há 17 anos como protagonista na saúde pública do Estado, e mantém 208 leitos operacionais nas especialidades Traumatologia, Cirurgia Geral, Neurocirurgia, Clínica Médica, Pediatria e Cirurgia Plástica, esta exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras, além de leitos de UTI para pacientes da Região Metropolitana e até de outros estados.

Somente em 2022, o HMUE realizou mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais

Serviço: O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência fica na Rodovia BR-316, KM-03, bairro Guanabara, Ananindeua.

Texto: Alberto Dergan/HMUE