Policlínica Itinerante promove dois dias de atendimento em Bujaru

30/01/2022 Off Por Roberta Vilanova

A testagem é fundamental para conter a disseminação do vírus

Em continuidade às ações do governo do Estado voltadas ao enfrentamento à pandemia de Covid-19, nesta segunda-feira (31) a Policlínica Itinerante chega ao município de Bujaru, no nordeste paraense. Os profissionais, que vão atender casos de síndromes gripais leves e moderadas, ficarão na cidade até a próxima terça-feira (1°).

O serviço vai funcionar no ginásio de esportes da Escola Municipal Dom Ângelo Frosi. A entrada é pelo portão localizado na Rua General Gurjão, em frente ao campo São Joaquim. Nos dois dias, a ação promovida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) será oferecida das 8 às 16 h, com capacidade para atender até 200 pessoas diariamente.

Além dos atendimentos clínicos, a população terá acesso à testagem para Covid, sem necessidade de encaminhamento. Basta levar um documento de identificação com foto e o comprovante de residência para fazer o cadastro e ser atendido.

Durante o funcionamento da Poli itinerante, 16 profissionais atenderão a população, sendo oito em cada turno – três médicos, três enfermeiros e dois técnicos em enfermagem, além da equipe de apoio administrativo.

Testagem – Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, a retomada da ação reforça a estratégia do Governo do Pará de combate à pandemia no Estado, nesta terceira onda de Covid-19.

“O governo do Estado, por meio da Sespa, montou diversas frentes de atuação para o enfrentamento à Covid-19 no Pará, e uma delas é a Poli Itinerante. A testagem junto com o atendimento médico é uma medida que ajuda a identificar os casos. Assim a pessoa faz o isolamento, freando a disseminação da doença. A Poli também vem auxiliar as redes municipais de saúde, garantindo que os paraenses tenham acesso aos serviços médicos, sobretudo neste período com um número significativo de casos gripais”, informou o titular da Sespa.

Equipe da Poli itinerante ajuda a combater a terceira onda de Covid-19 no Pará

Alerta – Nesta retomada da Poli Itinerante, Buraju é o sexto município a receber os atendimentos. Mais de 2,5 mil pessoas já foram alcançadas pelos serviços.

A diretora da Policlínica Metropolitana, Liliam Gomes, responsável pelo gerenciamento da ação, garante que a população tem de se manter em alerta com os cuidados de higiene e distanciamento. “Temos visto um número significativo de pessoas positivadas com Covid, mas devemos nos lembrar que manter as mãos limpas com álcool em gel e sabão, usar a máscara corretamente – cobrindo boca e nariz – e evitar aglomerações são cuidados que previnem também a gripe. A população também precisa estar atenta às datas da vacinação para completar o ciclo vacinal e garantir a imunização completa”, disse a gestora.

Quem apresentar sintomas gripais mais severos, como febre alta, falta de ar, dor no peito, dificuldades para respirar e dores fortes no corpo, deve procurar atendimento médico imediato em Pronto Socorro ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAS).

Serviço: Policlínica Itinerante em Bujaru. Na segunda-feira (31 de janeiro) e terça-feira (1° de fevereiro), das 8 às 16 h, no ginásio da Escola Municipal Dom Ângelo Frosi, na Rua General Gurjão, s/n, em frente ao campo São Joaquim.

Texto: Roberta Paraense/Policlínica

Fotos: Marcelo Seabra e Jader Paes/Ag. Pará