Nasce o bebê de número quatro mil na maternidade do regional de Santa Rosa, em Abaetetuba

29/01/2022 Off Por Roberta Vilanova

Com quatro mil partos, em 21 meses de funcionamento, a gestão do Hospital Regional do Baixo Tocantins (HRBT) – Santa Rosa, em Abaetetuba, referência na assistência de média e alta complexidade na região, comemora o número de nascimentos de bebês de usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), consolidando uma média de 190 partos por mês.

A bebê de número quatro mil é neta da dona de casa, Julielza Souza Moraes, do município de Igarapé Miri, e ao ter o primeiro contato com a neta Elielma, não conseguiu conter a emoção. “É um momento muito especial na minha vida. Não sei explicar. Quero agradecer toda equipe que acompanhou a minha filha Elieslda, desde que colocamos os pés aqui. Só temos gratidão!”, disse ela, acariciando a pequena Elielma, no berçário da maternidade do hospital.

A obstetra Thamires Cardoso da Silva com a menina

A diretora-geral do HRBT, Sara Thuany Brito de Castro, compartilhou a comemoração da marca de quatro mil partos com sua equipe multiprofissional. “O nascimento da bebê Elielma, celebrou uma marca histórica para a unidade. Isso é muito importante para nós, por ser um número de uma trajetória que tem sido construída com muito profissionalismo, amor e dedicação por todos os colaboradores. Desejo à Elielma, o mesmo que anseio para todos os bebês que nasceram em nossa unidade: saúde, prosperidade e alegria a ela e a todos os familiares”, ressaltou a gestora.

O Hospital Santa Rosa é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo  Instituto Diretrizes, em parceria a com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ao longo desses quase dois anos, a unidade vem consolidando padrões de excelência nas especialidades ofertadas, bem como às gestantes e aos recém-nascidos.

O secretário de Saúde, Rômulo Rodovalho parabeniza a gestão e sua equipe por cumprir a missão da regionalização do serviço de saúde na região. “O suporte do HRTB é de suma importância para assistência daqueles que dependem do SUS, sobretudo, o atendimento de maternidade que vem sendo oferecido por sua equipe multiprofissional”.

A coordenadora de Obstétrica do HRBT, Thamires Cardoso da Silva, também festejou a realização de 4 mil partos, em quase dois anos de funcionamento da unidade hospitalar.  “É muito gratificante chegarmos à marca de 4 mil partos com a chegada da bebê Elielma. Renovamos a certeza que nossa missão vem sendo cumprida com muito amor e afeto. Que venham muitos mais nascimentos de bebês”, destacou a profissional com a recém-nascida nos braços.

O hospital atende no regime porta aberta

O diretor de Enfermagem do Hospital Santa Rosa, Anderson Pantoja, parabenizou o empenho de toda a equipe de Enfermagem especializada que atua, diuturnamente, no setor de Obstetrícia. “A união das equipes possibilita que todos os partos sejam realizados com sucesso. Isso é resultado prático da   capacitação contínua com a atualização das atividades obstétricas desenvolvidas com ações de educação em saúde pelo Núcleo de Educação Permanente do Hospital Santa Rosa”.

Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Regional do Baixo Tocantins – Santa Rosa oferece atendimento ambulatorial com clínica médica, pediatria, cardiologia, ginecologia, obstetrícia, ortopedia, clínica geral e exames de raio-x, mamografia e exames laboratoriais, além de obstetrícia, no regime porta aberta, durante 24 horas. A Unidade conta com leitos UTI de adultos e de UTI Neonatal.

Todos os serviços são regulados pela Central Estadual de Regulação. O Hospital Regional do Baixo Tocantins é referência para moradores dos municípios de Abaetetuba, Cametá, Moju, Igarapé-Miri, Baião, Mocajuba, Barcarena, Oeiras do Pará, Acará, Tailândia e Limoeiro do Ajuru.

Serviço: O HRBT-Santa Rosa fica na Av. Pedro Rodrigues, 1357 – Santa Rosa, Abaetetuba.

Texto: Wellington Hugles/HRBT