População de Colares recebe atendimentos da Poli Itinerante até este sábado

28/01/2022 Off Por Roberta Vilanova

Serviço de testagem para o coronavírus permanece na cidade até sábado (29), de 8h às 16h

Após percorrer quatro municípios da região nordeste paraense, nesta sexta-feira (28), chega a Colares, o projeto Policlínica Itinerante. O serviço do Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública, é uma estratégia para combater a terceira onda da pandemia, e, ainda, a garantia de atendimento médico à população com sintomas leves a moderados de síndromes gripais. A ação permanece na cidade até o próximo sábado (29).

Os atendimentos médicos e a testagem para a covid-19 funcionarão em dois dias, das 8 às 16 h, na Escola Municipal Balãozinho Vermelho, localizada na Tv. Marechal Deodoro da Fonseca, 911, no centro da cidade. Ao total, 16 profissionais estarão atuando na ação, sendo oito em cada turno – três médicos, três enfermeiros e dois técnicos em enfermagem, além de apoio administrativo.

O serviço é espontâneo, mas há um número de senhas limitado. O usuário precisa levar apenas um documento de identificação oficial e o comprovante de residência para fazer o cadastro. Mas, atenção: o projeto não atende a casos mais severos das doenças respiratórias. Em situação de falta de ar, dor no peito, a recomendação é que busque imediatamente atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e prontos socorros municipais.

Estratégia – “Temos visto uma procura intensa da população em todos os pontos do Governo do Estado com a disponibilidade de testes para covid e atendimentos médicos. O serviço vem como um auxílio para o sistema de saúde que sente um aumento de pressão diante à síndrome gripal e esse momento da pandemia. Nossa estratégia, além de avançar na oferta de testes, é avançar também na vacinação contra a doença no Pará. Entendemos que a testagem é importante também como medida preventiva e de controle da pandemia no Estado”, explicou Rômulo Rodovalho, secretário de Saúde Pública do Pará.

O Pará já possui mais de 70% da população vacinada com as duas doses. A imunização refletiu na taxa de letalidade pela doença, que diminuiu de 4% em 2020 para pouco mais de 1% nesta terceira onda.

Balanço – Com a retomada do serviço, a Policlínica Itinerante já registrou mais de 2 mil atendimentos, em quatro municípios, neste ano. A diretora executiva da Policlínica Metropolitana, Liliam Gomes, responsável por uma das frentes de atendimento, reforçou que o serviço vem auxiliar o sistema de saúde dos municípios.

“Estamos vivendo um período de sazonalidade no clima. Muito calor, e logo depois, fortes chuvas, o que acaba aumentando os sintomas de casos gripais na população. Além da proliferação da influenza, temos a terceira onda da covid. Então, a Poli Itinerante vem somar esforços para a garantia de atendimento médico da população”, observou a gestora.

Data: sexta-feira (28) e sábado (29)

Horário: 8h às 16h.

Local: Escola Municipal Balãozinho Vermelho, localizada na Tv. Marechal Deodoro da Fonseca, 911, no centro da cidade.

Texto: Roberta Paraense/Policlínica Metropolitana

Foto: Alex Ribeiro/Ag. Pará