Proctologista do Hospital Regional do Tapajós alerta sobre cuidados com a saúde digestiva

25/03/2024 Off Por Roberta Vilanova

Médico proctologista do HRT, Ramiro Rolim

No âmbito da saúde digestiva, a prevenção e o diagnóstico precoce desempenham papéis importantes na diminuição de condições como o câncer colorretal e outras enfermidades do trato gastrointestinal. O Hospital Regional do Tapajós-(HRT), em Itaituba, sudoeste do Pará, conta com o atendimento do médico proctologista Ramiro Rolim, que ressalta a relevância dos cuidados nessa área.

Segundo Ramiro Rolim, o proctologista é especializado no tratamento de diversas patologias digestivas, incluindo constipação, diarreia, inflamações intestinais, bem como o diagnóstico e tratamento do câncer de intestino, reto e ânus, além de outras condições como hemorroidas, fissuras, fístulas anais e HPV. Ele enfatiza que muitas dessas enfermidades podem ser tratadas clinicamente, com medicamentos, reservando a cirurgia apenas para casos extremos.

“A colonoscopia é um exame fundamental que permite detectar precocemente o câncer colorretal, possibilitando intervenções terapêuticas menos invasivas e com maior eficácia”, explica o médico, destacando a importância da vigilância atenta aos primeiros sinais de problemas digestivos, como sangramentos, dores e alterações nos orifícios intestinais.
Ramiro Rolim salienta que a adoção de hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos e a ingestão adequada de água, além da moderação no consumo de gorduras e alimentos processados, contribui significativamente para a prevenção dessas enfermidades.

Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba

Matheus Coutinho, diretor geral do Hospital Regional do Tapajós, destaca a abrangência dos serviços oferecidos pela instituição, que, embora seja referência em traumatologia, também disponibiliza atendimento especializado em diversas outras áreas, como a proctologia, garantindo cobertura integral às demandas da região do Tapajós.

“Nosso objetivo é assegurar que todos os pacientes tenham acesso a cuidados de qualidade, independentemente da complexidade de suas condições médicas”, afirma Coutinho, reiterando a promoção da instituição em promover a saúde e o bem-estar da comunidade da região.

Administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Regional do Tapajós dispõe de 153 leitos de internação, incluindo 81 clínicos-cirúrgicos, 19 clínicos-médicos, 20 de UTI adulto, 10 de UTI pediátrica, 10 de UTI neonatal, oito ginecológicos e obstétricos, e cinco leitos na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).

Texto: Ascom/HRT