Hospital da Transamazônica promove treinamento sobre ‘Técnicas de Punção Venosa’

Hospital da Transamazônica promove treinamento sobre ‘Técnicas de Punção Venosa’

25/03/2024 Off Por Roberta Vilanova

A capacitação abordou as etapas do processo de coleta de sangue para análise

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), localizado em Altamira, no oeste paraense, iniciou nesta segunda-feira (25), prosseguindo até quinta (28), o treinamento “Técnicas de Punção Venosa”, promovido pelo Serviço de Laboratório e Análises Clínicas. O objetivo é melhorar as tarefas executadas por enfermeiros e as etapas do processo de coleta de sangue para análise, considerando que muitas vezes a coleta é feita nas próprias unidades clínicas pela equipe de Enfermagem.

Para Fabrício Luiz Ramos, biomédico e coordenador de Laboratório do HRPT, aprimorar as técnicas de coleta resultará em melhor atendimento aos usuários. “Com esse treinamento, temos como público-alvo os enfermeiros aqui no Hospital, porque em algumas unidades clínicas é esse profissional que realiza a coleta do material que, em seguida, vem pra cá. Por isso o Laboratório está promovendo essa capacitação. A gente orienta da forma correta, para que não haja prejuízo na análise desses exames”, informou.

Enfermeiro Lucas Maia teve sangue coletado no treinamento prático

Durante a capacitação, houve destaque para a importância de todos os materiais descartáveis necessários ao trabalho e da preservação da saúde não só do paciente, mas também do profissional. Os participantes fizeram o treinamento prático para demonstrar a forma correta de coletar sangue e de armazenar o material até o momento de entrega para análise.

“Nós trabalhamos com indicadores no Laboratório. O nosso treinamento também foi planejado para evitar o processo que chamamos de ‘recoleta’ de sangue. De certa forma, acaba sendo um constrangimento para aquele usuário. Executar o trabalho de maneira certa e também saber armazenar, para que não haja prejuízos, é primordial. E com este treinamento, com certeza o processo se torna mais ágil, para que o médico e o paciente não fiquem muito tempo aguardando esse resultado”, disse Wanderleth Moura, técnica responsável pelo treinamento.

Texto: Jonas Ribeiro /HRPT

Fotos: Divulgação