Profissionais da Saúde recebem orientações sobre Ergonomia no Regional do Tapajós

27/11/2023 Off Por Roberta Vilanova

Profissonais aprendem sobre ergonomia e praticam ginástica laboral

Para fortalecer as práticas de segurança do trabalho e promoção do bem-estar de profissionais de saúde, o Hospital Regional do Tapajós – (HRT), em Itaituba, no oeste paraense, realiza uma série de palestras nesta segunda-feira (27), com foco em ergonomia e ginástica laboral, com objetivo de oferecer ferramentas e conhecimentos para o ambiente laboral dos colaboradores da saúde.

A iniciativa é do setor de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – (SESMT), que realiza o trabalho de garantia à saúde e a segurança dos colaboradores na unidade.

A palestra foi ministrada por um enfermeiro consultor em ergonomia, convidado para participar da programação, que também faz alusão ao dia do Técnico em Segurança do Trabalho, celebrado hoje (27). Proporcionando condições ideais para o desempenho das atividades cotidianas dos profissionais de saúde, a ergonomia é a ciência que trata a adaptação dos postos de trabalho às necessidades físicas e mentais dos funcionários. As orientações destacaram a importância da ergonomia na prevenção de lesões e no aumento da eficiência no ambiente hospitalar.

Além disso, durante a ginástica laboral foi feito por meio de práticas direcionadas para ressaltar a importância da atividade física no ambiente de trabalho, principalmente no contexto hospitalar, com objetivo de diminuir o estresse, prevenir lesões e promover a saúde física e mental dos profissionais que diariamente lidam com demandas desafiadoras.

Hospital busca ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros para os profissionais de saúde

A Diretora Assistencial da unidade, Raissa Goedert, disse que o evento é essencial para um ambiente de trabalho seguro e saudável. “Através das palestras sobre ergonomia e ginástica laboral, buscamos oferecer conhecimentos práticos e estratégias aplicáveis no dia a dia hospitalar”, afirma.

O hospital – A unidade oferta assistência em média e alta complexidade, atendendo, além de Itaituba, moradores de municípios como Aveiro, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão. O Hospital é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Sespa.

O Regional do Tapajós tem 153 leitos de internação, sendo 81 clínicos cirúrgicos, 19 clínicos médicos, 20 de UTI adulto, 10 de UTI pediátrica, 10 de UTI neonatal, oito ginecológicos e obstétricos e cinco leitos na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Canguru.

Texto: Ascom/HRT