Solenidade marca os 10 anos do Serviço de Verificação de Óbitos

27/11/2023 Off Por Mozart Lira

Fotos: Mozart Lira (Ascom/Sespa)

Referência estadual na realização gratuita de necropsias para o esclarecimento de mortes naturais não definidas, o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e o Centro de Perícias Renato Chaves (CPC), chegou aos 10 anos de serviços prestados à população paraense.

Vinculado à Diretoria de Vigilância em Saúde da Sespa, o SVO tem como objetivo esclarecer a causa de mortes não violentas, como de pessoas doentes que morrem em casa ou que são encontradas mortas sem sinais de violência, assim como de pessoas que estiveram internadas em hospitais, mas a causa da morte não foi definida.

Ocorrida no auditório da Polícia Científica, a solenidade comemorativa em alusão a uma década de atividades do SVO reuniu servidores e representantes da Sespa, como a diretora de Vigilância em Saúde, Liliane Ferraz; a diretora do Departamento de Epidemiologia, Daniele Nunes, e a coordenadora da Central de Transplantes, Ierecê Miranda.

Na sequência, houve sorteio de brindes entre os presentes e a exibição de vídeo com depoimentos de servidores, como o médico José Alexandre Arimatéia; a agente de saúde Milena Costa e a agente administrativa Gisely Castro, além da diretora do SVO, Elza Moreira, que destacou os desafios enfrentados de coordenar o serviço desde 2020, quando a pandemia da Covid-19 estava no auge. “Por isso, quero agradecer o empenho de todos os servidores”, declarou.

Ainda na ocasião, o SVO recebeu um novo veículo fornecido pela Sespa, que servirá para remoções e se somará aos três já em atividade no serviço.

A diretora do Departamento de Epidemiologia da Sespa, Daniele Nunes; a coordenadora da Central de Transplantes, Ierecê Miranda; a diretora de Vigilância em Saúde, Liliane Ferraz, e a diretora do SVO, Elza Moreira, com o novo veículo fornecido pela Sespa ao SVO.

Perder um parente é sempre um momento muito delicado. No entanto, após o falecimento, existem questões burocráticas que precisam ser solucionadas para fazer o funeral. Para conseguir descobrir a causa da morte, por exemplo, pode ser necessário pedir auxílio ao SVO, por onde também é possível saber que doenças e agravos estão levando a população ao óbito.

Com 35 servidores, o SVO desenvolve um trabalho diferente daquele realizado pelo Instituto Médico Legal (IML), que é vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) e investiga mortes causadas por intervenção externa, por acidentes ou por suspeita de quedas, envenenamentos e homicídios.

O serviço também cumpre um papel estratégico na alimentação de dados do Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM), mantido pelo Ministério de Saúde, que cadastra e produz estatísticas sobre mortalidade.

Os telefones do SVO estão disponíveis em caso de necessidade da população: (91) 4009 6093 e (91) 98015-5818.