Profissionais do “Mais Médicos” passaram por programação de acolhimento

17/04/2024 Off Por Mozart Lira

Fotos: Mozart Lira (Ascom/Sespa)

Cento e quarenta médicos participaram da programação de acolhimento da Comissão Colegiada Estadual do Programa Mais Médicos Brasil (PMMB), realizada no auditório da sede Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), em Belém, durante esta quarta-feira, 17. Durante o encontro, o os profissionais receberam informações sobre o panorama do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

O objetivo também foi de fortalecer a saúde pública e promover um maior alinhamento entre as ações dos médicos participantes do Programa e os gestores municipais de Saúde.

Os profissionais foram selecionados pelo programam para atuarem na atenção básica dos municípios das regiões de Saúde Metropolitana I e II, abrangidas por Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba, Santa Bárbara, Acará, Bujaru, Colares, Concórdia do Pará, Santa Isabel do Pará, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, Tomé-Açu e Vigia.

Durante a abertura da solenidade, o coordenador estadual de Saúde do Homem e referência regional do PMMB no Pará, Diego Cutrim, essa iniciativa visa não apenas à integração dos profissionais médicos recém-chegados, mas também ao fortalecimento das competências dos gestores locais de saúde. “Nosso intuito é apoiar, fortalecer e sincronizar os esforços para melhorar o atendimento e os serviços de saúde nessas duas regiões”, enfatizou.

Conforme Diego Cutrim, com ênfase na otimização da resposta às necessidades de saúde da população, o evento procura estabelecer uma base sólida para o trabalho conjunto e a troca de experiências entre os profissionais de saúde.

Atenção Primária – Durante o acolhimento foram abordados temas que preocupam a saúde pública regional, estratégias de Atenção Primária, promoção da saúde, prevenção de doenças e a importância da colaboração entre diferentes níveis de gestão e atenção à saúde.

Para Diego Cutrim, esses momentos são fundamentais para assegurar que os novos médicos estejam equipados com o conhecimento e as ferramentas necessárias para prestar uma assistência de saúde eficaz e empática. “O acolhimento reafirma o compromisso do Programa Mais Médicos e da Sespa, com a melhoria contínua dos serviços de saúde no Pará”, concluiu.

Além de Diego, deram boas-vindas aos médicos a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), Lucineide Barbosa; a representante do Ministério da Educação (MEC), Leidiana Lopes e a coordenadora de Saúde da Família da Sespa, Sâmela Galvão.

Sâmela Galvão, por exemplo, informou que é responsável pelo acompanhamento de todos os programas relacionados com a Atenção Básica, como por exemplo, a Estratégia Saúde da Família (ESF), Programa Hiperdia, e Saúde Bucal e Saúde da Criança, do Adolescente, da Mulher, do Homem e do Idoso. É sobre o andamento desses programas no Estado que ela falou aos médicos no decorrer da programação.

O acolhimento ainda contou com falas das tutoras do programa no Pará, Djnenanne Simonsen, Fernanda Figueiredo e Socorro Castelo, que discorreram sobre as atribuições de Tutores, Supervisores e AIMEC do Programa Mais Médicos para o Brasil, e da referência regionalizada, Layse Garcia, que abordou a contextualização do Programa no Estado; regras em editais, direitos e deveres do profissional e competências dos municípios.