Regional de Santarém conquista certificação de excelência pela terceira vez consecutiva

18/04/2024 Off Por Roberta Vilanova

A certificação atesta o topo de excelência na segurança da assistência e na gestão integrada da unidade

Os ciclos de melhorias e de maturidade institucional refletem, diariamente, na segurança e na qualidade da assistência prestada pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, na região de integração do Baixo Amazonas. Esse avanço contínuo foi atestado pela terceira vez consecutiva pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que este ano, mais uma vez, manteve o nível III, ratificando o topo de excelência da unidade do Governo do Pará que, com o título, se destaca entre as melhores da Rede Pública do Brasil.

A conquista da manutenção a nível máximo é o reflexo de um trabalho construído com os critérios de qualidade na assistência prestada aos paraenses. “Sem dúvida, esse é um marco não apenas para a unidade, mas também para os usuários que dessa forma, têm a garantida de uma assistência segura e assertiva oferecida pelo Sistema Único de Saúde. O Governo do Pará se orgulha em ter o HRBA entre os hospitais referência em alta qualidade no País”, parabenizou a secretária Estadual de Saúde Pública, Ivete Vaz Gadelha.

Processos – A recertificação foi conferida ao Regional de Santarém após uma minuciosa avaliação de processos internos, que atestou o alto desempenho em maturidade institucional, com base no novo Manual ONA 2022-2025. Ao total, 1.361 requisitos foram avaliados. O título é o reconhecimento de todo o comprometimento das equipes com uma assistência resolutiva e, acima de tudo, humana para a entrega de valores aos pacientes.

“Esta é a terceira recertificação em nível III do HRBA ao longo dos anos, o que confirma a existência consolidada de uma cultura organizacional de melhoria contínua da gestão, evidenciando a maturidade da instituição em todas as suas dimensões, com destaque para a segurança do paciente”, destacou a gerente do Núcleo de Segurança e Qualidade do Paciente (NQSP), Deusilene Pontes.

Evidências – Administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), o HRBA, no mês de março, passou por uma avaliação detalhada através de uma IAC – Instituição Acreditadora Credenciada e também uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA. No processo, eles buscaram evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, bem como os ciclos de melhorias e maturidade institucional.

“A unidade foi auditada ao longo de três dias através da metodologia da ONA, verificando mais de mil requisitos comprovados com evidências apresentadas pelos setores administrativos e assistenciais do HRBA. Colaboradores e prestadores de serviço se mantiveram envolvidos e engajados, e o resultado foi a manutenção não apenas de um título, mas de uma garantia de que a população tem de encontrar nesta instituição de saúde, processos de gestão maduros, que são refletidos na melhor performance assistencial ao usuário SUS”, afirmou Agnaldo Sampietri, diretor de Operações do Instituto Mais Saúde.

Capacidade e engajamento – “A certificação confirma o êxito de um modelo de gestão que tem resultado em qualidade para os pacientes de Santarém e região, e posiciona o Hospital Regional do Baixo Amazonas como um dos melhores do país. Claro que essa conquista também é resultado da capacidade técnica e do engajamento de todos os profissionais e médicos que atuam no hospital”, afirmou a médica Gabriella Durans, diretora corporativa do Instituto Mais Saúde.

Na avaliação, as ações de Humanização e do cuidado centrado no paciente, figuraram entre os destaques positivos do HRBA. Os projetos Dia da Diva – que proporciona momentos de beleza e de recuperação da autoestima dos pacientes, a Cantata de Natal, o Passeio Terapia, o Dia da Pizza, o uso de Rede Terapia e leitura para os neonatos foram pontos fortes da unidade.

A diretora assistencial institucional, Renata Oliveira também lembra que foram mencionadas pelas as avaliadoras, ações como o momento “psiu” na UTI Neonatal e no Ambulatório da Oncologia, as placas motivacionais beiram leito,  a nomenclatura lúdica dos leitos nas unidades de internação, assim como a ação “Novembro Roxo”, alusiva à atenção da prematuridade.

“Não há como desvincular a assistência de qualidade com o bem-estar psíquico e mental do paciente. Hoje, a equipe assistencial do HRBA observa com uma visão holística mais que o cuidado pelo cuidado, mas também levar o conforto, o afago, a distração durante o tratamento de saúde, que é sempre desafiador e inconstante”, ponderou a enfermeira.

Desafios – Para o diretor-geral do HRBA, Matheus Coutinho, a recertificação vem evidenciar a melhora constante nos processos e os desafios daqui para frente. “Esse resultado nos deixa felizes, mas ele também nos traz uma responsabilidade ainda maior em manter o desenvolvimento na maturidade institucional e, sobretudo, no cuidado do nosso paciente. Entendemos que o nosso bem maior é o nosso usuário, e por ele, trabalhamos diuturnamente, para manter o mais alto nível de segurança e de satisfação”, frisou o gestor.

Serviço: O Regional do Baixo Amazonas é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 14 municípios, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

Texto: Ascom/HRBA