‘Projeto Gratos Pela Vida’ comemora aniversário de paciente internada

20/01/2023 Off Por Roberta Vilanova

Paciente Luzenir Gonçalves de Souza, do município de Parauapebas, completou seus 52 anos com comemoração surpresa organizada pela equipe da Unacon

Visando o aprimoramento do atendimento humanizado, o Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí, por meio da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vitor Moutinho (Unacon), administrada pelo Instituto Diretrizes, tem implementado ações dirigidas aos pacientes internados, com o intuito de minimizar os sentimentos de angústia, isolamento, fragilidade física e emocional decorrentes da internação. Uma dessas ações é o “Projeto Gratos Pela Vida”.

A iniciativa visa surpreender o paciente aniversariante internado em tratamento oncológico na Unacon, com a comemoração dessa data tão especial. Para o hospital, o dia do nascimento é lembrado como uma data importante e mesmo estando em um momento de internação, distante de seu local de convívio e dos entes queridos, não se pode esquecer que esta pessoa possui uma vida, lembrar do aniversário é lembrar de vida.

A direção-geral do Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí acredita que o projeto contribui significativamente para o fortalecimento de vínculos familiares, bem como dos pacientes com a equipe de saúde.

Luzenir Gonçalves de Souza ganhou bolo de chocolate

Nesta sexta-feira, 20 de janeiro, a paciente Luzenir Gonçalves de Souza, completou 52 anos, assim toda a equipe da Unacon realizou uma surpresa com um momento de comemoração especial: foi confeccionado bolos com velinhas e balões dourados que decoraram o leito, e como que em um coral improvisado, entoou-se no ambiente da paciente a canção ‘Parabéns a Você’ e a leitura de uma carta da equipe do hospital desejando felicitações pela data e seu pronto restabelecimento. Tudo, obviamente, na medida certa, para não impactar na rotina dos demais pacientes internados.

O carinho foi reconhecido pela aniversariante e seus familiares, com sorrisos e lágrimas. A humanização hospitalar proporciona à pessoa internada aproximação e conforto. Em momentos de fragilidade, os pacientes e familiares, mesmo estando angustiados e preocupados pela situação que enfrentam, ficam também mais receptivos e atentos aos cuidados dispensados no tratamento.

Sabe-se que o ambiente hospitalar afasta as pessoas de suas atividades rotineiras e, muitas vezes, restringe o contato com os entes queridos. É inegável que as pessoas se sintam mais vulneráveis nesse momento, e muito mais sensíveis, por isso a importância de tratá-los com ainda mais empatia e humanidade. É nossa missão ver o paciente muito além da doença e valorizá-lo como ser único, complexo e especial que é.

A divulgação das imagens, foi autorizada por Rivaldo Araújo Silva, esposo da paciente, e estão protegidas por Lei.

Texto: Wellington Hugles/HRT/UNACON

Fotos: Ascom/Unacon