‘Re x Pa Solidário’ coleta quase 300 bolsas de sangue no Hospital Abelardo Santos

14/11/2023 Off Por Roberta Vilanova

A maior rivalidade no futebol paraense saiu de campo para que o esforço de todos pudesse contribuir para salvar vidas

Nos dias 13 e 14 de novembro (sgunda e terça-feira), o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, promoveu a 6ª edição da campanha Re x Pa Solidário, para incentivar a doação de sangue. Em uma iniciativa inovadora, a rivalidade entre as duas maiores torcidas do futebol paraense saiu de campo para a entrada da solidariedade. Torcedores foram convidados a vestir a camisa de seus clubes para salvar vidas.

A parceria entre o HRAS e a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) resultou em uma ação que busca sensibilizar e captar doadores para manter os estoques de sangue abastecidos. A unidade realiza, em média, 300 transfusões de sangue por mês.

Nos dois dias de campanha, as instituições atingiram a meta de 302 cadastros e 298 bolsas doadas, o que pode salvar até 1.192 pessoas, já que uma bolsa pode ser dividida para quatro doações.

Ação teve participação de servidores, voluntários e torcedores

Apoio – A ação contou com a participação ativa de profissionais da área da saúde, voluntários e torcedores comprometidos com a causa. Entre eles, Suzana Silva, terapeuta ocupacional que colaborou na coleta de sangue. “Estou participando da campanha junto com o Hemopa, na coleta de sangue, e aproveitando essa oportunidade para ajudar pessoas que precisam nesse momento, e abastecer o estoque do Hemopa em prol de pessoas que estão enfermas”, destacou.

A hematologista Iê Bentes frisou o caráter único da campanha, enquanto Monique Paiva, uma das doadoras, expressou sua motivação. “Vim doar sangue. Acredito que seja um ato de amor, altruísta, de solidariedade com o próximo e com os pacientes que precisam”, enfatizou.

Com a participação ativa da comunidade, a campanha Re x Pa Solidário no Hospital Abelardo Santos alcançou seu objetivo de sensibilizar e mobilizar a população para a importância da doação de sangue, contribuindo para manter os estoques adequados. A iniciativa reforça que, independentemente da rivalidade no futebol, a solidariedade é o verdadeiro espírito que une os paraenses.

Nos dois dias de campanha, houve 302 cadastros e 298 bolsas coletadas

Missão – Para a diretora Técnica do Hospital Abelardo Santos, Bárbara Freire, é uma satisfação concluir mais uma campanha Re x Pa Solidário. “Nossa missão, como equipe do HRAS, vai muito além do cuidado médico. Buscamos construir uma rede de solidariedade que transcende rivalidades esportivas. Essa campanha é um exemplo brilhante de como a paixão pelo futebol pode ser canalizada para um propósito nobre: salvar vidas”, ressaltou a médica.

A gestora também agradeceu aos profissionais que atuaram na campanha, aos voluntários e torcedores. “É impressionante pensar que uma ação tão simples pode ter um impacto tão grande. Estamos contribuindo para garantir que o HRAS continue sendo um ponto de apoio vital para nossa comunidade. Agradeço a todos pela dedicação e comprometimento”.

Serviço: O HRAS, administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), mantém uma Agência Transfusional, que atende 340 leitos, distribuídos pelas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs), além do bloco cirúrgico e da Unidade de Urgência e Emergência.

Texto: Ascom/HRAS