Regional de Castanhal promove I Simpósio Multiprofissional de Atenção à Disfagia

22/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

Evento pelo Dia Nacional de Atenção à dificuldade de engolir alimentos buscou auxiliar no combate e prevenção

Celebrado sempre no dia 20 de março, o Dia Nacional de Atenção à Disfagia, que se caracteriza pela dificuldade para engolir sólidos ou líquidos, contou com evento do Hospital Regional Público de Castanhal (HRPC) e a Inova Soluções em Saúde. As instituições aproveitaram a data para difundir informações sobre o tema, a partir do I Simpósio Multiprofissional de Atenção à Disfagia, no dia 17, deste mês.

De acordo com o hospital, a disfagia pode ocorrer como complicação de muitas doenças, e pode causar infecções respiratórias (pneumonia aspirativa), por isso, é tão importante que todos os profissionais ligados ao cuidado do paciente consigam identificar essa alteração e tratá-la de maneira correta.

“Ter vários profissionais envolvidos nesse simpósio abre novas discussões sobre o assunto e traz novas reflexões e atualidades sobre o cuidado e estratégias, melhorando a qualidade da assistência e a segurança do paciente”, falou a fonoaudióloga, Ayk Freire.

O evento reuniu fonoaudiólogos, médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e demais profissionais da assistência. O HRPC é um hospital do Governo do Estado e incentiva através da Secretaria de Saúde Pública e da Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura – ASELC,  a qualificação de seus profissionais, através de treinamentos, cursos e atividades educacionais.

Texto: Débora Barbosa/HRPC