Regional de Paragominas promove palestra sobre Recepção e Assistência à Pessoa Autista

07/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

O Hospital Regional Público do Leste do Pará (HRPL), em Paragominas, no nordeste paraense, iniciou o mês de abril retomando o projeto “Saúde em Pauta” na unidade, com palestra sobre a importância da “Recepção e Assistência à Pessoa Autista no Ambiente Hospitalar”.

O evento promovido pela Comissão de Humanização do HRPL – contou com a presença do professor Francisco Magalhães da Cunha, que ministrou palestra e, na oportunidade, compartilhou sua história de vida bem-sucedida, enquanto pessoa diagnosticada com autismo há 12 anos, mostrando que a sua condição não fez com que não pudesse ter êxito na sua profissão. O professor da rede pública de educação, há mais de 24 anos, dedicou na última década a trabalhar exclusivamente com pessoas inseridas no Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Durante a explanação foi reforçado sobre o quanto é essencial que os profissionais ofereçam atendimento humanizado no ambiente hospitalar, para atuarem com eficiência na desordem que a pessoa autista está vivenciando, que pode ser causada pelas sobrecargas sensoriais ou socioemocionais, associados ou não com outro quadro de saúde que a pessoa esteja apresentando no momento.

De acordo com o palestrante, a temática foi abordada com objetivo de informar aos profissionais da saúde sobre as principais causas pelas quais as pessoas autistas devem procurar o tratamento e também para mostrar que uma pessoa com espectro autista pode apresentar desordens sensoriais ou emocionais, que na maioria das vezes são responsáveis pelo colapso autista.

“Na palestra foram abordados alguns passos importantes sobre como recepcionar uma pessoa autista no ambiente hospitalar. O primeiro passo, trata-se da acolhida do responsável com escuta ativa. O segundo passo é sobre o estabelecimento de contato com a pessoa autista; já com relação ao terceiro passo é necessário a apresentação do ambiente e dos instrumentos que o paciente autista irá usar”, disse o professor.

Francisco Magalhães destacou ainda que, em caso de internação, é necessário escolher um leito o mais apropriado possível; observar a alimentação da pessoa autista no período de internação em função da forma seletiva que o paciente autista tem em se alimentar, e o último passo foi sobre a importância do acompanhante durante a internação.

Projeto Saúde em Pauta  – O Hospital Regional Público tem como uma de suas preocupações e atribuições, a valorização da dimensão subjetiva e social em todas as práticas de atenção e gestão. Dentro destas perspectivas, o HRPL tem por objetivo passar informações sobre saúde à comunidade, fortalecendo os processos integradores e promotores de compromissos e responsabilização social se comprometendo com a produção de saúde.

Segundo a presidente da Comissão de Humanização do HRPL, Thaynar Veras, o projeto de educação em Saúde do HRPL, “Saúde em Pauta” – idealizado pela Comissão de humanização, visa o cumprimento desse propósito de repassar informações relevantes sobre Saúde, e manter o usuário e comunidade em geral informados sobre as ações realizadas no Hospital.

Humanização  – As ações do Projeto Saúde em Pauta são alinhadas às diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde (MS), que preconiza que ela deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS, de modo que seja mantida a sua transversalizalidade e o reconhecimento de que as diferentes especialidades práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido, para juntos, esses saberes possam produzir saúde de forma mais corresponsável.

Texto: Joelza Silva/HRPL