Regional do Marajó capacita 140 profissionais sobre prevenção de lesões por pressão

29/02/2024 Off Por Roberta Vilanova

O objetivo da capacitação é melhorar, cada vez mais, a assistência oferecida aos usuários

A constante evolução na área da saúde destaca a necessidade contínua de treinamentos para os profissionais da área. Esses programas asseguram profissionais mais capacitados, garantindo a prestação de cuidados de qualidade, humanizados e seguros aos usuários. Diante desse contexto, o Núcleo de Educação Permanente (NEP), do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, na Ilha do Marajó, entre os dias 27 e 28 deste mês, promoveu capacitação sobre prevenção de lesões por pressão com o intuito de melhorar, cada vez mais, a assistência oferecida aos usuários.

A ação de educação em saúde contou com a participação de 140 profissionais, incluído a equipe de enfermagem, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicologia e assistentes sociais; o treinamento, que aconteceu no auditório do HRPM, abordou a segurança do paciente, com a prevenção de lesões por pressão (LPP). A ação de educação em saúde teve como facilitador, o enfermeiro Jader Aguiar, supervisor das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do HRPM.

Jader Aguiar explica que as lesões por pressão são problemas de saúde mundial e é considerado um incidente grave ao usuário, que traz prejuízo aos acometidos, prolonga o tempo de internação e pode gerar sequelas para vida toda.

“A LPP pode ser evitada com medidas simples, como mudanças de decúbito de horário, dieta adequada e posicionamento adequado de dispositivos médico hospitalares. Diante disso, é muito importante saber o público com maior vulnerabilidade a evoluir com esse tipo de lesão, como idosos, acamados, pacientes obesos, emagrecidos e desnutridos. Assim, pode-se oferecer uma assistência individualizada e de qualidade ao usuário”, finalizou o gestor.

Elza Maria Raposo e sua filha

Aprovação – Elza Maria Raposo, 53, revela que está gostando do atendimento, dos profissionais envolvidos no tratamento de sua filha, e que teve agilidade em ser atendida. Além disso, diz que é sua primeira vez no Hospital Regional do Marajó e considera toda a equipe multiprofissional bem preparada, atenciosa e gentil com os usuários.

“Acredito que as capacitações promovidas pela gestão são muito importantes, pois os profissionais de saúde precisam estar treinados para receber e cuidar dos pacientes. Vejo que aqui, graças a Deus, a equipe trata seus pacientes com muito carinho e atenção. Gostei muito!”, elogiou a lavradora.

O HRPM é uma unidade de saúde do Governo do Estado, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Presta assistência de média e alta complexidade para uma população superior a 325 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS) – Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

Serviço – O Hospital Regional Público do Marajó está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves/PA. Mais informações poderão ser obtidas via telefones: (91) 3783 2140 / 3783 2127.

Texto: Ascom/HRPM