Hospital Regional Público do Marajó institui serviço de Capelania

01/03/2024 Off Por Roberta Vilanova

Unidade disponibiliza espaço para missas e cultos, como suporte religioso aos internados

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, implementou o serviço de Capelania. O projeto conduzido pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da unidade foi pensado para a promoção de eventos religiosos, como missas e cultos para os usuários internados.

Psicóloga clínica e hospitalar do Grupo de Trabalho de Humanização, Joliane Cruz afirma que, “esses momentos de espiritualidade oferecem uma fonte de resiliência e adaptação às circunstâncias desafiadoras dos pacientes. É um núcleo que ajuda a reorganizar a experiência, significados e sentidos, além de possuir um fator revigorante que possibilita aos usuários e acompanhantes a perpassar por esse processo”, pontuou.

A psicóloga acrescenta, ainda, que a crença, por meio de orações e rituais religiosos, “pode ajudar a aliviar a ansiedade, medo, angústia, tristeza e fatores estressantes, vivenciados no processo de internação. Acreditar em uma recuperação ou em um propósito maior, pode fortalecer a motivação dos pacientes para enfrentar os desafios da doença”, afirma Joliane Cruz.

Usuária Rosiane Braga diz que se sente bem com as orações

Para a usuária Rosiane Braga, 26, a manifestação de fé é fundamental. “Estamos aqui e nos sentimos aflitos, às vezes. A presença da espiritualidade proporcionada, por meio dos momentos de fé, que o HRPM promove, traz paz, com os louvores e a Palavra de esperança nos sentimos mais fortes”, disse a autônoma.

A usuária Bruna Ramos, 17, também destacou a importância desses momentos no tratamento do filho internado. “Achei o culto importante, principalmente, porque eu já estou há cinco meses aqui no Regional. É um momento difícil, mas o culto me trouxe esperança. Ao ouvir o que está sendo falado, ajuda no emocional, traz força e nos ajuda no processo de cura, e posso ver isso na melhora do meu filho”, enfatizou a estudante.

O pastor Alacide Cunha, que participa do projeto, comenta que poder contribuir é uma grande satisfação. “Esse projeto nasce no intuito de ajudar a todos e, de maneira direta ou indiretamente, promove um bem-estar comum, independentemente de cor, raça, credo religioso ou classe social, e é um grande privilégio fazer parte. Só tenho agradecimentos a todos”, parabenizou.

O HRPM é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O hospital presta assistência de média e alta complexidade para uma população superior a 325 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS) – Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. O Hospital Regional Público do Marajó fica na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro urbano de Breves. Mais informações podem ser obtidas via telefones: (91) 3783 2140 /3783 2127.

Texto: Pedro Amorim/HRPM