Regional do Marajó encerra ‘Novembro Azul’ com prevenção ao câncer de próstata

01/12/2023 Off Por Roberta Vilanova

Hospital realizou diversas ações de educação em saúde durante todo o mês de novembro

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, encerrou a campanha “Novembro Azul”, do Ministério da Saúde (MS), com alerta à população masculina para o autocuidado. A unidade, por meio de ações de educação em saúde para prevenção do câncer de próstata, durante todo o mês de novembro, chamou atenção para a temática aos usuários, acompanhantes e seus colaboradores.

Para prevenir e sensibilizar a população masculina sobre os riscos do câncer de próstata, o que mais acomete homens no Brasil, o HRPM organizou vários momentos alusivos, ao longo do mês, nas áreas de atendimento da unidade, intensificando a conscientização dos homens para doença.

O supervisor de Enfermagem, Jader Aguiar, estimulou debate sobre o tema, finalizando, nesta quarta-feira, o cronograma com ação de educação em saúde sobre o câncer de próstata no Hall de Clínicas. O profissional explica que a invisibilidade masculina, constantemente observada nos serviços de atenção primária, seja por questões culturais ou pela falta de tempo para procurar os serviços de saúde, resulta em um número elevado de homens acrescendo em internações hospitalares.

“A campanha Novembro azul” tem o intuito de sensibilizar o público sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata, pois quanto mais precoce for o diagnóstico, maior será a probabilidade de cura. O mês trata ainda a conscientização dessa população ao autocuidado, por meio de práticas saudáveis que são essenciais para a manutenção da saúde”, pontuou, Jader Aguiar. Entre as práticas indicadas pelo MS para prevenir esse tipo de câncer, destacam-se: adoção de uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis; realização de, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Foram distribuídos materiais educativos a usuários e acompanhantes

Aprovação – Michel Lima, de 28 anos, acompanhou uma das iniciativas do HRPM e enfatiza a importância desse tipo de programação em unidades de saúde. “Essa campanha é de suma necessidade e importância, pois geralmente, a população masculina procura menos cuidados com a saúde do que as mulheres. Ações como essa servem para alertar e incentivar os homens a procurarem se cuidar mais e se prevenir em relação à sua saúde”, ressaltou o representante comercial.

Iluminação – O Hospital Regional do Marajó, ao aderir à campanha, desde o início do mês, como em todos os anos, além do cronograma de ações, instalou iluminação em tom de azul na fachada do hospital, assim como ornamentação nas recepções e locais de atendimento.

O HRPM integra a rede de saúde do Governo do Pará, sendo administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade disponibiliza assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes do sudoeste marajoara. A região compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS): Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. A unidade fica na avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves. Mais informações podem ser obtidas via telefones: (91) 3783.2140 / 3783.2127.

Texto: Pedro Amorim/HRPM