Usuários do Caps Icoaraci levam mensagem de sustentabilidade para Praia do Cruzeiro

Usuários do Caps Icoaraci levam mensagem de sustentabilidade para Praia do Cruzeiro

01/12/2023 Off Por Roberta Vilanova

O objetivo do projeto é promover saúde mental por meio de ações de jardinagem e arte alinhadas com conteúdos ambientais

Vinculado à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Icoaraci possui entre suas iniciativas, a oficina terapêutica Terra Viva. O objetivo do projeto é promover saúde mental através de ações de jardinagem e arte alinhadas com conteúdos ambientais e ações de sustentabilidade. Na manhã desta sexta-feira, dia 01, uma ação especial desta oficina foi realizada na Praia do Cruzeiro, dentro do distrito.

Cerca de 50 usuários do Caps Icoaraci levaram placas com mensagens de sustentabilidade e motivação para serem fixadas ao longo da praia. As placas foram produzidas pelos próprios usuários reciclando materiais que seriam descartados. Os usuários do Caps Icoaraci são pessoas que convivem com algum tipo de distúrbio psiquiátrico que fazem acompanhamento ou tratamento com os profissionais do centro. Ao todo, são mais de cinco mil pessoas cadastradas na unidade.

Segundo Elenita Aragão, diretora do Caps Icoaraci, a ideia de programações como essa é contribuir com o tratamento dos usuários, ao integrá-los em equipes e com o meio ambiente. “Nosso trabalho é sempre voltado para diminuir o isolamento deste usuário, fazer com que ele se sinta útil, sociável, próximo de pessoas e com atividades que o façam evoluir. Além disso, lutamos para tirar o estigma existente da pessoa portadora de algum tipo de distúrbio”, afirmou.

Placas produzidas pelos usuários do Caps Icoaraci

A diretora explica que as oficinas e atividades do Caps buscam utilizar espaços do próprio distrito de Icoaraci, aumentando a integração dos usuários com o espaço que vivem. “Utilizamos escolas, sítios, espaços culturais, quadras esportivas, tudo o que estiver disponível para ajudar na nossa missão. Para esta manhã, escolhemos a Praia do Cruzeiro para passar nossa mensagem de sustentabilidade e preservação do meio ambiente”, acrescentou.

Além de fixarem as placas produzidas, os usuários do Caps fizeram uma limpeza simbólica da Praia, o que incluiu conversa com barraqueiros para a preservação para a manutenção do bom estado das areias e a instalação de lixeiras em pontos estratégicos. A manhã também contou com apresentação musical da banda Buiu Mão de Veludo, referência de curimbó de Icoaraci.

Ação especial realizada na Praia do Cruzeiro, em Icoaraci

Um dos participantes da programação foi Sirney Silva, usuário há quatro anos do Caps Icoaraci. Ele demonstrou satisfação com iniciativas como a da oficina Terra Viva. “No Caps, cada um busca aquela área que se identifica mais, eu gosto de jardinagem e trabalho manual, por isso optei por essa oficina. Participei deste o princípio das confecções das placas, com a reciclagem, pintura e tudo mais. Esse tipo de atividade nos ajuda a sair de casa mais feliz”, declarou.

Outro usuário participante foi José Carlos de Moraes, há um ano frequentando semanalmente o Caps Icoaraci. Ele conta que participa de todas as oficinas que envolvem jardinagem e gostou bastante de se envolver com a confecção das placas. “Além de tudo passa uma mensagem legal para quem passa pela praia. Minha ideia agora é começar a participar das atividades que envolvam exercícios físicos, acredito que vão me ajudar ainda mais com meu tratamento”, afirmou.

A diretora Elenita falou que para este ano ainda ocorrerão atividades desenvolvidas pelos usuários do Caps Icoaraci. Será apresentado um Auto de Natal, com apresentação de balé e outras expressões culturais feitas pelos usuários interessados em mostrar seus talentos.

Texto: Edilson Teixeira/Sespa

Fotos: Divulgação