Regional do Sudeste do Pará realiza palestras educativas para prevenção do tabagismo

31/05/2023 Off Por Roberta Vilanova

O objetivo foi sensibilizar usuários para adoção de um estilo de vida mais saudável

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, realizou nesta quarta-feira (31), orientações educativas aos pacientes, pelo Dia Mundial Sem Tabaco. A iniciativa do projeto “Saúde em Foco” buscou conscientizar os usuários para adoção de um estilo de vida mais saudável, evitando os prejuízos causados pelo tabagismo à saúde.

Maria Sousa, dona de casa de 48 anos de Bom Jesus do Tocantins, foi encaminhada ao hospital para realizar um exame de ressonância magnética. A usuária participou das palestras de prevenção, sobre os perigos do tabagismo para a sociedade. “É preocupante ver tantos jovens hoje em dia, envolvidos com o hábito de fumar, precisamos alertá-los sobre os males que o tabaco pode provocar em suas vidas”, explicou.

O projeto “Saúde em Foco” do Regional de Marabá, promovido pela Comissão de Humanização da unidade do Governo do Pará, visa fornecer informações relevantes sobre saúde à comunidade. Para isso, conta com uma equipe multiprofissional, que percorre os corredores, recepções e unidades de internação da instituição, levando essas informações diretamente aos pacientes e seus familiares.

O aposentado Antônio Sousa, 68 anos, morador de Marabá, referenciado para realizar exame de tomografia na unidade, relatou que na juventude, costumava fumar, mas ao perceber os danos que o tabaco estava causando à sua saúde, decidiu parar.

“Comecei a enfrentar problemas no meu paladar e olfato, não conseguia sentir os aromas dos alimentos e me sentia mais cansado ao realizar atividades físicas. Parar de fumar foi a melhor decisão que já tomei em minha vida, encorajo a todos a preservarem sua saúde e evitar o tabagismo”, ressaltou.

Sensibilização – As palestras educativas realizadas no HRSP, foram ministradas pela enfermeira do trabalho da unidade Odaires Holanda, que abordou os malefícios do tabaco para o organismo, com destaque para as doenças respiratórias, cardiovasculares e os vários tipos de câncer associados ao hábito de fumar. Além disso, foram apresentadas estratégias e recursos disponíveis, que auxiliam na cessação do tabagismo.

“O tabagismo é uma doença crônica e epidêmica evitável, causa de mortes em todo o mundo, informações sobre os riscos e tratamentos são essenciais. Parar de fumar é desafiador, mas traz benefícios para a saúde, como melhora na qualidade de vida, redução do risco de doenças graves, além de aumentar a expectativa de vida”, ressaltou.

“A conscientização é essencial para combater o tabagismo, estamos comprometidos com essa causa, e realizamos regularmente ações e estratégias eficazes de prevenção, visando promover uma melhor qualidade de vida para a população paraense”, declarou o secretário de saúde do estado, Rômulo Rodovalho.

Serviço – O diretor executivo do hospital, Benjamin Ferreira, ressalta que ao longo da semana, a unidade realizará diversas ações educativas, incluindo a distribuição de material informativo, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção ao tabagismo.

“Somos referência regional em saúde para 22 municípios, temos a responsabilidade de ser uma célula irradiadora de boas práticas, e conscientizar sobre os danos do tabagismo é uma delas. Por meio dessa campanha, queremos alertar e educar a sociedade, sobre os riscos do tabaco e promover uma mudança positiva em nossa comunidade”, destacou.

O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará, é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). É referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.

Texto: Ascom/HRSP

Foto: Alex Ribeiro/Ag. Pará