Regional dos Caetés adere ao Julho Amarelo e realiza teste rápido para Hepatites

29/07/2021 Off Por Roberta Vilanova

Ação ofereceu teste rápidos de hepatites B e C

O Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, nordeste paraense, adere ao Julho Amarelo em prevenção às Hepatites Virais, nos dias 27, 28 até esta quinta-feira (29). Mais de 200 colaboradores participaram da programação que contou com palestras, testes rápidos contra as doenças silenciosas do fígado e dose de vacina contra Hepatites tipos B e C

Durante os três dias de ação de educação em saúde, foram realizadas palestras nas áreas de atendimento do hospital. Foram oferecidos aos usuários e acompanhantes, 44 testes rápidos para Hepatites, sendo que 22 para o tipo B, e 22 para o tipo C. Cerca de 50 colaboradores foram imunizados.

Maria de Nazaré fez teste rápido para hepatite

A usuária Maria José Sousa Macedo,  55 anos, foi uma das beneficiadas com a ação do HRPC, enquanto aguardava consulta de retorno com cirurgião geral, após 28 dias de pós-operatório de colecistectomia (que é a retirada cirúrgica da vesícula biliar). Ela não poupou elogios à iniciativa do hospital junto aos seus usuários e acompanhantes.

“A equipe está de parabéns pela ideia inovadora com repasse de informações  sobre hepatites e, ainda, por realizar testes rápidos para hepatites B e C, dentro da unidade hospitalar, que atende nossa região. A assistência aqui é ótima, desde a entrada até a saída. Todos me receberam muito bem. Fiz cirurgia aqui e estou muito bem”, destacou a lavradora do município de Bragança, distante mais de 52Km de Capanema.

A programação contou ainda com Roda de Conversa com a equipe do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), do município de Capanema, sobre medidas de prevenção de hepatites virais e, colaboradores foram imunizados contra as referidas doenças.

Essas ações do Julho Amarelo foram conduzidas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), por meio da técnica de Segurança do Trabalho, Yoná Ferreira, e da enfermeira Wanessa Rezende Gaspar Lameira, coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).

A ação foi conduzida pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT)

De acordo com Wanessa Lameira, a equipe do  HRPC aderiu à  campanha alusiva ao Julho Amarelo para contribuir com a prevenção das doenças do fígado, além ofertar exame para o diagnóstico precoce com testagem rápida das hepatites B e C e vacinação dos colaboradores. A ação contou com apoio do O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e  Centro de Testagem e Aconselhamento(CTA) , vinculados à Secretaria Municipal de Saúde.

Entre as informações repassadas pelas palestras, os profissionais do HRPC chamam atenção para as  hepatites virais que são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas.

Entre as formas de contaminação, a enfermeira cita o contágio fecal-oral: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E); Transmissão sanguínea: se praticou sexo desprotegido ou compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B, C e D);

Estrutura– O HRPC oferece assistência de média e alta complexidade. Os pacientes atendidos são procedentes dos municípios vinculados ao 4° Centro Regional de Saúde (4°CRS), composto por  Capanema, Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Nova Timboteua, Ourém, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Traquateua e Viseu, mas também são atendidos usuários provenientes de outras regiões. Os usuários podem ter acesso à assistência no HRPC com encaminhamento via Central Estadual de Regulação.

Serviço– O HRPC é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A unidade hospitalar atende usuários 100% SUS. Estamos na Av: Barão de Capanema ,nº 3191/Bairro Centro Capanema. Mais informações: 91 3462-3051.

Texto: Vera Rojas/HGT