Representantes do Laboratório Central do Pará participam de evento no Ceará

21/11/2023 Off Por Roberta Vilanova

Evento aborda a estruturação da rede, fluxos com o Ministério da Saúde e com as vigilâncias estaduais e municipais

Representantes do Pará estão no Ceará, da segunda-feira (20) até quarta-feira (21), na Reunião de Diretores da Rede Nacional de Laboratórios Centrais de Saúde Pública. O evento ocorre em Fortaleza e é acompanhado por profissionais de 22 Estados, com o objetivo de aprimorar as práticas, trocar experiências exitosas e promover a colaboração mútua em prol da saúde pública.

A reunião ocorre anualmente, e os representantes dos Laboratórios Centrais (Lacen) de todo o Brasil se encontram para dialogar sobre ações de vigilância laboratorial no país. A pauta do evento deste ano aborda a estruturação da rede; fluxos com o Ministério da Saúde e com as Vigilâncias Estaduais e Municipais; avaliação dos serviços ofertados; o impacto deste serviço nas ações de vigilância em saúde; além de planejamento para ações de vigilância laboratorial para 2024.

Presente no evento, a representante do Lacen do Pará, Valnete Andrade, destaca a programação. “Afinal, amplia o conhecimento de novas metodologias analíticas, aquisição de insumos, atendimento às emergências de saúde pública, vínculo com os pares etc. Tudo isso traz o fortalecimento das ações laboratoriais no Estado do Pará, sendo de grande importância para a vigilância em saúde do Estado”, disse ela.

Já Alberto Júnior, diretor do Lacen do Pará, frisou a relevância do encontro para ações futuras: “É fundamental para debater as perspectivas para o próximo ano. Também é importante para discutirmos o apoio estadual e federal à rede de laboratórios de saúde pública nacionais, os investimentos por parte de cada ente à vigilância laboratorial, as dificuldades e intercorrências durante o período, além de buscar estratégias em conjunto com todos os envolvidos com a rede Lacen”, afirmou.

Texto: Edilson Teixeira/Sespa