Salinópolis recebe mais de 3 mil atendimentos em serviços de saúde e cidadania

Salinópolis recebe mais de 3 mil atendimentos em serviços de saúde e cidadania

22 de outubro de 2021 Off Por Roberta Vilanova

Uma grande ação integrada do governo do Estado marcou o aniversário de 120 anos de criação do município de Salinópolis, no Nordeste do Pará, nesta sexta-feira (22). Moradores foram contemplados com serviços gratuitos nas áreas da saúde, cidadania e assistência, disponíveis desde a quinta-feira (21), na Escola Estadual Miguel de Santa Brígida.

Maria Lúcia Costa, 62 anos, foi ao local acompanhada do neto e do esposo, Abdnago de Almeida, 63 anos, em busca do documento de identidade. Ela foi uma das primeiras pessoas a receber o documento. “Eu andava com o documento vencido. Tirei quando tinha 18 anos, e em todos os lugares que eu ia chamavam minha atenção. Hoje deu certo do meu marido e do meu neto virem também. Nunca ia conseguir de nós três juntos, porque a 2ª via sempre paga, por isso eu deixava pra depois”, contou a dona de casa, já com o novo documento em mãos.

Lailze dos Santos e o filho João Gabriel, que recebeu uma nova cadeira de rodas

Qualidade de vida – Durante a programação, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação da Pessoa com Deficiência (Ceped), entregou 53 cadeiras de rodas, de diferentes modelos, proporcionando acessibilidade, autonomia e conforto aos usuários, como ressaltou Lailze dos Santos, mãe de João Gabriel, 09 anos, um dos contemplados com o equipamento.

“A cadeira que ele usa tá muito pequena. Ele tem algumas marcas no braço porque a roda bate no bracinho dele. Com a minha renda não temos condições de comprar. É um alívio muito grande receber hoje, sem custo. Saber que ele não vai mais se machucar, que vai se sentir bem e ficar confortável. Fico muito feliz e grata pelo meu filho. Hoje é o aniversário de Salinas, mas nós que ganhamos esse presente. Muito obrigada!”, disse Lailze, que pretende doar a cadeira já usada pelo filho, para ajudar outra criança que precise.

A entrega de cadeiras de rodas é uma das ações já realizadas nos Territórios pela Paz (TerPaz), e também durante as ações itinerantes da Sespa pelos municípios paraenses. Segundo a coordenadora estadual da Pessoa com Deficiência, Iracy Tupinambá, mais de 3 mil cadeiras de rodas já foram entregues, e a meta é aumentar esse número, principalmente com a descentralização do serviço para o interior.

Abdnago de Almeida e Maria Lúcia Costa mostram as novas carteiras de identidade

Atendimentos – Segundo a coordenadora da ação, Gabrielle Pimentel, em dois dias de atendimentos foram emitidas e entregues 700 carteiras de identidade, feitos 150 encaminhamentos para 2ª via de certidão de nascimento, e oferecidas orientações jurídicas, 2ª via de CPF, cartão SUS (Sistema Único de Saúde), emissão de currículo, ID Jovem, passe-livre intermunicipal para pessoas com deficiência e carteira de trabalho digital. Os serviços de saúde somaram 1.300 mil atendimentos.

O “Entre Elas por todo o Pará”, que promove rodas de conversa abordando temas como empoderamento feminino e violência doméstica, aproveitou o momento para comemorar o primeiro ano do projeto, proporcionando a experiência para 102 mulheres.

A vice-prefeita de Salinópolis, Denise Monteiro, participou da programação juntamente com a deputada estadual Paula Gomes, que ressaltou a importância “de iniciativas como esta para o cidadão exercer plenamente a sua cidadania”.

Serviço: O Programa “Cidadania por todo o Pará”, executado pelo governo do Estado, por meio da Fundação ParáPaz, está percorrendo alguns municípios do nordeste paraense. O Programa conta com a parceria da Sespa, Defensoria Pública do Estado, Polícia Civil e Prodepa (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará). Desde o dia 12 de outubro, os serviços foram oferecidos às populações de Maracanã, Santa Maria do Pará, São João de Pirabas e Salinópolis. Os próximos municípios contemplados são Santarém Novo, no dia 24 (domingo), e Vigia de Nazaré, no dia 26 (terça-feira).

Texto: Nathalia Mota/Parapaz

Fotos: Marco Santos/Ag. Pará