Santa Casa realiza cerimônia de cessão de espaços com Instituições do Estado

29/11/2022 Off Por Roberta Vilanova

Rômulo Rosovalho e Bruno Carmona assinam os termos de cessão dos espaços

O ato formal de entrega de três espaços físicos na área interna da Santa Casa foi realizado nesta terça-feira (29), entre a Fundação Santa Casa, o Banco do Estado do Pará (Banpará), a Fundação Parapaz e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Bruno Carmona, presidente da Fundação Santa Casa, falou da satisfação de realizar os termos de formalização de parcerias dos equipamentos que foram entregues no primeiro semestre e que já estão em atividade. “Esses termos são interessantes porque a gente coloca a Santa Casa na execução daquilo que precisa ser feito. A Sespa define as políticas de saúde pública do estado e nós somos executores. Dentro da nossa execução, além de entregar à população usuária do SUS, os serviços a nós destinados, pensamos também no bem estar de nossos servidores”.

“Falando especificamente do Banpará, há algum tempo já era uma demanda da Santa Casa, ter um Posto de Atendimento para os servidores. Nós somos cerca de três mil pessoas trabalhando na Fundação diariamente. Então a gente consegue ter uma qualidade melhor no nosso atendimento e essa parceria com o Banpará foi fundamental para isso”, informou o gestor.

Bruno destaca ainda que o Parapaz tem uma atividade muito importante no atendimento às nossas crianças e mulheres vítimas de violência e a gente consegue dar esse atendimento à população adequadamente. E a Central Estadual de Transplante (CET), não seria diferente. Como o órgão da Sespa precisava de um espaço que representasse toda a sua magnitude, a gente conseguiu fazer a entrega desse equipamento.

Em seu pronunciamento, o gestor da Santa Casa destacou que esses espaços vieram em parceria com as Instituições do Estado. “A gente agradece a cada um de vocês que participa dessa parceria, que confiou no projeto que a gente trabalhou junto como entidade de saúde pública do Estado e com aval do governador Helder Barbalho para entregar o que a população merece, tanto em nível de usuário como de nossos servidores que atuam na saúde pública do Estado. Eu agradeço e hoje a gente formaliza a cessão do espaço, como um ato contínuo da nossa administração para as administrações futuras”.

O presidente da Fundação Parapaz Alberto Teixeira de Barros, disse da satisfação de participar do ato e prestigiar a administração do Bruno Carmona, que nos oportunizou esse espaço de referência e qualidade já que a Fundação Parapaz, como sendo acolhedora de crianças e adolescentes vítimas de violência, tem agora um espaço extremamente qualificado e preparado para fazer esse acolhimento, por intermédio das nossas profissionais.

“E aquelas situações em que é necessário a intervenção clínica, nós estamos em um local em que a Santa Casa é referência como uma das instituições mais importantes, a nível de medicina no Brasil. Então, para nós, é extremamente satisfatório: ganha por conseguinte o nosso usuário, ganha a sociedade paraense. Ganham todos aqueles que precisam de nossos serviços”, destaca o gestor do Parapaz.

O secretário de Saúde do Pará Rômulo Rodovalho Gomes disse que a Sespa é a fomentadora das políticas públicas de saúde do Estado. E a Santa Casa é uma das unidades que é executora de vários programas, entre os quais transplantes de órgãos, como rins e em breve fígado.

“Nós fechamos uma parceria onde a Central Estadual de Transplante (CET) que é um importante equipamento que veio para dentro do complexo da Santa Casa. A Santa Casa está se tornando referência em alguns tipos de transplantes, então é fundamental essa parceria em prol de levar o melhor da saúde pública para toda a população usuária do Sistema Único de Saúde”, informa o secretário Rômulo.

Alberto Teixeira de Barros, João Bernardo, Bruno Carmona e Rômulo Rodovalho

Espaços – A primeira sede da Central Estadual de Transplantes do Pará (CET-PA) que está funcionando em um prédio totalmente reconstruído e adaptado, está em uma área de 330 metros quadrados, na entrada da Santa Casa. O outro espaço já em atividade e que beneficia servidores e usuários do hospital é a agência do Banpará, que ocupa uma área de 73 metros quadrados.

A área que abriga a unidade da Fundação Parapaz e Delegacia Especializada em Atendimento à Criança e ao Adolescente da Polícia Civil, que funciona nas dependências da Santa Casa, ocupa um espaço de 566 metros quadrados.

Participaram do Ato de Cessão o secretário de Saúde do Estado do Pará Rômulo Rodovalho Gomes, o presidente da Fundação Santa Casa, Bruno Carmona e diretores da Instituição, o presidente da Fundação Parapaz Alberto Teixeira de Barros e gerentes do Parapaz e João Bernardo, diretor do Banpará, representando Ruth Pimentel, presidente do Banco.

Texto: Samuel Mota/Santa Casa