Sespa capacita profissionais do Marajó em análise de dados epidemiológicos

17/12/2021 Off Por Roberta Vilanova

Participaram do treinamento profissionais de 11 municípios paraenses

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do 7º Centro Regional de Saúde (CRS) realizou, de 13 a 17 de dezembro, na Escola Superior da Amazônia (Esamaz), a Capacitação Técnica em Análise de Dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan) para técnicos dos nove municípios da região do Marajó I.

Além dos profissionais de saúde de Afuá, Chaves, Cachoeira do Arari, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista, Soure, Muaná e Ponta de Pedras, que são da área de abrangência do 7º CRS, o evento contou com profissionais convidados dos municípios de Paragominas (5º CRS) e de Novo Repartimento (11º CRS).

Organizado pela Divisão de Vigilância em Saúde do 7º CRS em parceria com o Departamento de Epidemiologia, o curso foi ministrado pelos técnicos Jorge Andrade e Sanderson Eloy, e abordou conteúdos relativos à construção e interpretação de indicadores, tabulação de dados, construção de boletins epidemiológicos, bem como discussões relativas aos agravos de maior incidência na região do Marajó 1.

Jorge Andrade, técnico do Departamento de Epidemiologia da Sespa

Segundo Jorge Andrade, o objetivo da capacitação foi dotar os técnicos de conhecimentos em análise de dados e aprimoramento de técnicas para que as Secretarias Municipais de Saúde possam executar mais precisamente as ações de Vigilância em Saúde.

“Após assumir a chefia de Vigilância em Saúde, em setembro deste ano, percebi as falhas nos fluxos de informações, além da completitude dos dados e fechamento de casos. Por isso, programamos o treinamento para subsidiar e municiar os técnicos municipais em seus processos de trabalho e dessa forma obter informação mais precisa e objetiva”, disse o diretor de Vigilância em Saúde do 7º CRS,Yuri Silva.

“A análise dos dados permitirá o embasamento da construção de políticas públicas mais adequadas à realidade epidemiológica de cada região”, observou Sanderson Eloy.

Conforme a supervisora do Sinan do 7º CRS, Viviane Viana, atualmente as equipes de Vigilância em Saúde dos municípios de abrangência do 7º CRS sofreram mudanças e necessitavam de treinamento para nivelamento de todos os envolvidos. “A atualização técnica é fundamental para subsidiar as discussões e favorecer o crescimento da assistência à saúde da população marajoara”, afirmou a supervisora.

Texto: Roberta Vilanova/Sespa