Hospital Regional dos Caetés oferece testes rápidos para diagnóstico de HIV

17/12/2021 Off Por Roberta Vilanova

Equipe do HRPC responsável pelas ações da campanha Dezembro Vermelho

A gestão do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, município do nordeste paraense, aderiu à campanha Dezembro Vermelho, mês de luta e conscientização contra HIV/Aids e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A equipe multiprofissional da unidade hospitalar vem promovendo ações de educação em saúde para usuários que aguardam na Recepção, incluindo rodas de conversa, distribuição de preservativos masculinos e femininos e oferta de 40 testes rápidos para detecção do HIV, fornecidos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Capanema.

Ações de educação em saúde são direcionadas a usuários que aguardam na Recepção do Hospital

Segundo o Ministério da Saúde, as ISTs são transmitidas principalmente por meio do contato sexual com pessoa infectada sem o uso de camisinha masculina ou feminina. Durante a gestação também é possível a transmissão da mãe para o bebê, no parto ou na amamentação. É menos comum, mas as ISTs também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), divulgados pelo Boletim Epidemiológico de HIV/Aids de 2021, mostram que em 2020 foram notificados 29.917 casos de Aids no País, contra 37.731 em 2019, o equivalente a uma queda de 20,7% no número de casos. A prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis é feita com o uso de preservativos, enquanto as gestantes devem fazer o pré-natal corretamente.

Durante a campanha, o HRPC já realizou testes rápidos via compulsão capilar, com resultado em 15 minutos. O HRPC também oferta regulamente testes rápidos sorológicos, tanto para pacientes internados e externos, quanto para os funcionários, em casos de acidentes de trabalho. Só neste ano, foram realizados 282 exames.

Hospital Público dos Caetés é referência no Nordeste do Pará

Serviço: O Hospital Regional Público dos Caetés é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade hospitalar atende usuários 100% SUS (Sistema Único de Saúde). Funciona na Avenida Barão de Capanema, nº 3191, Bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações: (91) 3462-3051.

Texto: Vera Rojas/Hemopa