Sespa encerra ciclo de oficinas pelo PSE em Marabá

24/11/2023 Off Por Mozart Lira

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Saúde do Adolescente e Jovem e do 11° Centro Regional de Saúde, realizou nas Regiões de Saúde e Integração do Carajás e Lago Tucurui o I Fórum Estadual do Programa Saúde na Escola – “15 anos de PSE no Estado do Pará: trajetórias, estratégias, metodologias e perspectivas”.

A atividade aconteceu nesta quarta-feira, 22, em Marabá, cujo objetivo foi sensibilizar profissionais municipais de saúde, de educação e de assistência, além dos gestores, sobre a efetividade do programa. Durante o Fórum, os municípios da Região apresentaram suas experiências de sucesso no PSE e receberam a Premiação de Honra ao Mérito aos Municípios da Região de acordo com o seu desempenho no ciclo 2021-2022, conforme Monitoramento de 2021 do Ministério da Saúde.

Os municípios receberam os títulos de excelência no desempenho, ótimo desempenho e bom desempenho, nas categorias Ouro, Prata e Bronze, respectivamente. “São incentivos a profissionais para que alcancem metas maiores nos próximos anos”, relata Syane Costa, técnica da Coordenação Estadual Saúde do Adolescente e Jovem da Sespa.

No evento, foram disponibilizados vários temas do PSE, como alimentação saudável, gravidez na adolescência, violências e acidentes, saúde mental nas escolas, promoção da atividade física, vacinação de crianças e adolescentes entre outros, que são temas prioritários do PSE neste ciclo de 2023- 2024, os quais qualificaram os participantes na aplicação dos conteúdos nas escolas, conforme preconizam a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e a Base Nacional Comum Curriculares (BNCC), a fim de promover a visibilidade do PSE nos municípios.

“Esse treinamento permite auxiliar na formação desses técnicos que, consequentemente, irão contribuir para a promoção da saúde nos seus municípios. O desempenho escolar dos alunos está diretamente ligado à saúde. Uma criança saudável certamente terá um aproveitamento escolar muito melhor”, disse Syane Costa.

Com a realização deste ciclo de fóruns do PSE, a Coordenação do Adolescente encerra o ano completando os fóruns Estaduais do PSE em todas as regiões do Estado, que aconteceram de março a novembro nas 12 Regiões de Integração do Estado.

Fotos: Ascom (Sesau/ Marabá)